A segunda edição da Feira de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo aconteceu nos dias 17 e 18 de março na Fazenda Eduvale. O evento que é realizado pela Faculdade Eduvale em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Associação de Apicultores AAMARE acontece em Avaré que é uma das maiores produtoras de mel e derivados do estado.
Mais de 300 apicultores, empresários, expositores, estudantes e autoridades do governo estadual e de entidades representativas do agronegócio nacional tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto, ampliar a rede de contatos, fazer negócios e fortalecer o desenvolvimento da apicultura na região.
A mesa diretora da abertura oficial foi composta por Evandro Oliveira (diretor acadêmico da Faculdade Eduvale), Renata Lima (diretora administrativa da Faculdade Eduvale), Dra. Ligia Corazza (bióloga e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale), Leonardo Mazzoni (presidente da AAMARE), Joel Santiago de Andrade (presidente da APICUESTA), Vânia Luciene de Faria Santos (presidente da Câmara Setorial de Produtos Apículas), Felipe Marques Nakamura (representante da FAESP – SENAR/SP), César Augusto Martins Moura (diretor da Coordenadoria de Defesa Agropecuária), Leandro Ribeiro (consultor de Agronegócio do Escritório Regional SEBRAE/Botucatu), João Brunelli Jr. (coordenador substituto da CATI), Ana Lúcia Barros Parente (representante da Confederação Nacional da Agricultura) e Ronaldo Vilas Boas (secretário da Agricultura de Avaré).
Evandro José da Costa (presidente da AAPIMAR – Agudos/SP), Marcio Danilo dos Santos (secretário de Turismo de Avaré) e Juliana Clemente Rodrigues (presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Subseção Avaré) foram as autoridades presentes.
A programação incluiu uma série de palestras e minicursos ministrados por renomados profissionais da área. Manejo de abelhas nativas sem ferrão, protocolos de atendimento em caso de picadas, mortalidade dos animais, o efeito dos agrotóxicos, manejo de inseticidas, qualidade na produção, polinização, empreendedorismo, meliponicultura, produção de hidromel, os sentidos humanos com relação às abelhas e o poder nutricional do mel na saúde humana estiveram em pauta.
O público ainda visitou os estandes das empresas Parque das Abelhas, Meliponário Sampaio, Mel Cuesta, Mel Mazzoni, Zoe Embalagens Plásticas, Apiário da Serra, APACAME, Favorito, Conexão Abelhudos, Abelhas Nativas, ECOGUI, C trêse Apiário Açucena da Serra que trouxeram diversos produtos como variedades de mel, própolis, sabonetes, suplementos alimentares, manteiga, geleias, gel massageador, perfumes, pomadas, bebidas, entre outros.
A 2a Feira de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo também contou com o apoio das empresas Lanza Citrus, Café Campino, Sindicato Rural de Avaré, SENAR, SEBRAE, FAESP, TV Nova Serrana, Do Vale TV, Eduvale FM, Jovem Pan Avaré e Rádio Avaré.
“Esse setor traz inúmeros benefícios sociais e econômicos para o país, além de contribuir para o equilíbrio ambiental tendo em vista o importante papel que as abelhas desempenham na preservação dos ecossistemas”, disse a Dra. Ligia Corazza, organizadora do evento que é encabeçado pelo curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré.
Os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Nutrição, Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda da Instituição também participaram da Feira