O presidente da Câmara de Itatinga, Cristian Fernandes, do Democratas, teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e infração político-administrativa na tarde desta quarta-feira (9).
Uma sessão extraordinária foi iniciada às 9h desta quarta para decidir se o parlamentar seria ou não cassado. Após cerca de quatro horas de trabalhos, sete dos nove vereadores da Casa Legislativa votaram favoráveis à cassação.
Cristian e a defesa dele não compareceram ao plenário durante toda a sessão. O vereador é investigado desde agosto por uma Comissão Processante (CP) por supostos gastos abusivos com despesas de viagens, algumas delas sem representatividade para o município, e outros benefícios particulares.
Segundo as investigações conduzidas pela CP, são apontadas cerca de 78 viagens, algumas delas para o Guarujá, no litoral paulista, em 15 meses de mandato. Com a cassação, o vice-presidente da Câmara, Renato Almeida, do Republicanos, agora assume a presidência do legislativo.
Avaré – Em Avaré, o pedido para abertura de uma CPI para investigar possível quebra de decoro parlamentar do presidente da Câmara, Flávio Zandoná (Cidadania) foi arquivado essa semana. Zandoná fez uma declaração homofóbica em relação ao influencer Paulo Proença numa sessão após as eleições. Por uma fala semelhante o ex-vereador Rodivaldo Rípoli foi cassado em 2013.
(fonte e foto G1)