O Ministério da Saúde recebeu no final do mês passado a primeira remessa de doses contra a covid-19 destinado a crianças de 6 meses a menores de 3 anos.

Com 1 milhão de doses, o lote de imunizantes, produzidos pela Pfizer e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será destinado a crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida.

De acordo com a pasta, o lote passou por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde para avaliação e controle de qualidade.

“Neste momento, como medida cautelar, a vacinação será recomendada para crianças entre 6 meses e menores de 3 anos com comorbidades. Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades deverá ser avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)”, destacou o Ministério da Saúde.

Segundo a secretaria de Comunicação, Avaré ainda não recebeu a vacina destinada aos bebês. Já em Fartura, a coordenadoria de saúde, anunciou que receberá a vacina Pfizer Baby, destinada a população de 06 meses a menores de 3 anos (2 anos 11 meses e 29 dias), com comorbidades.

A Pasta informa que para este público é obrigatório a apresentação de carta médica, constando o CID da doença da criança e o CRM do médico. Também deve ser apresentado o CPF da criança, caso não tenha, os pais ou responsáveis podem ir providenciando e, do responsável.

A data da aplicação da vacina será divulgada posteriormente pela Coordenadoria. De acordo com a Coordenadoria, a Pfizer Baby contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

 

(Fonte parcial Agencia Brasil)