Aproveitando a transcorrência do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré tem o prazer de compartilhar com toda a população os resultados da fiscalização de trânsito na cidade. Desde o início da operação dos radares em outubro de 2022, foi constatado que 88,21% dos veículos do município não receberam nenhuma multa.

Essa é a introdução de uma nota da secretaria de Comunicação do município sobre a pós instalação dos radares, fato que ainda gera polêmica entre os moradores e motivou a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) para apurar supostas irregularidades.

“Esse número demonstra o comprometimento e a atenção dos condutores para com as regras de trânsito, evidenciando a consciência coletiva em nossa cidade”, ressalta o Executivo no documento.

Segundo a nota, dos veículos que receberam multas, 7,84% da frota foram autuados apenas 1 vez, 2,04% receberam 2 multas, 0,70% receberam 3 multas, 0,29% receberam 4 multas e 0,68% tiveram 5 multas ou mais.

“É importante ressaltar que, das multas aplicadas, 31,09% foram para veículos de outros municípios, reforçando a necessidade de conscientização em âmbito regional”, continua a Prefeitura.

 

Mais segurança

A instalação dos radares teve um impacto significativo na segurança viária de Avaré conforme atestado pelo Infosiga, sistema do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pelo programa Respeito à Vida e DETRAN, alega a prefeitura.

Até outubro de 2022, o município registrou um acumulado de 18 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Contudo, após o início das operações, apenas 2 acidentes com óbitos foram registrados até o fim daquele ano. Comparando os dados até maio de 2023, Avaré registrou apenas 1 óbito no trânsito, enquanto em 2021 e 2022 tivemos 6 mortes em ambos os anos.

“Esses números refletem a eficácia das medidas adotadas e a contribuição da população para a melhoria da segurança nas vias”, reforça o município.

“Entendemos que cada vida é valiosa e, como administração municipal, reiteramos nosso compromisso em tomar todas as medidas necessárias para reduzir esse número a zero. Nesse sentido, a campanha educativa do Maio Amarelo desempenha um papel fundamental”, continua o Executivo.

 

Apoio da sociedade

O Maio Amarelo é um movimento que chama a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes no trânsito. Estão previstas ações de conscientização, visando à redução de acidentes e a preservação de vidas.

“É fundamental que todos estejam engajados nessa causa, pois, juntos, podemos promover mudanças significativas em nossa comunidade e continuar construindo uma cidade mais segura, responsável e consciente”, conclui a Prefeitura de Avaré.

Em nenhum momento, a nota cita a insatisfação popular em relação aos radares, nem as discussões em que o chefe do Executivo se envolveu com munícipes por conta das polêmicas.

O in Foco aguarda cópia do estulo que embasou a instalação dos radares, cujo pedido já foi feito antes mesmo da CPI.