Integrando um seleto grupo de 30 educadores de 20 estados brasileiros, a professora Claudia Cardoso, coordenadora do Centro de Línguas de Avaré, foi uma das selecionadas para um curso de especialização de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC) na Irlanda.

Para orgulho da cidade, ela foi a única selecionada do município e a terceira do Estado de São Paulo; outros dois professores também são de São Paulo (da rede municipal).

A especialização faz parte do programa de financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. A docente embarca na quarta-feira, dia 16. Antes disso, ela e os colegas serão recepcionados no consulado irlandês na capital paulista.

A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas que ajuda educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. O programa é projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.

Na fase inicial, 120 educadores foram selecionados para participar em um programa de inglês online de dois meses e aqueles com o melhor empenho foram escolhidos para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos. Todos os profissionais que concluíram o curso inicial de inglês de oito semanas receberam uma certificação por sua participação no programa de inglês acadêmico.

Conheça a história da premiada professora

A história de Claudia Cardoso, carinhosamente chamada de Claudinha, é uma inspiradora narrativa de dedicação, superação e conquistas que refletem a importância das oportunidades, do trabalho árduo e do constante aprendizado. Sua jornada teve início aos 17 anos, quando deixou sua cidade natal em Cerqueira César e se aventurou rumo a Avaré, movida pela busca de conhecimento e pela realização de seus sonhos acadêmicos – já mostrava aí, a coragem de uma menina que morava no sítio com seus pais Nilda e Aparecido e irmãos Milton e Dênis e teve o incentivo destes para começar sua jornada.

No auge de sua juventude, Claudia mergulhou de cabeça na vida universitária em Avaré, onde iniciou sua trajetória na faculdade de Letras, FREA. Seu comprometimento e paixão pelo ensino a levaram a uma oportunidade que viria a marcar o início de uma jornada incrível. Em um curto período de seis meses, Claudia já estava à frente de suas primeiras aulas no renomado Yázigi, demonstrando não apenas habilidades linguísticas, mas também talento pedagógico.

Claudia não apenas consolidou sua posição como professora no Yázigi, mas também ascendeu à coordenação da escola. Sua determinação incansável e habilidades de liderança natural a transformaram em um exemplo para seus alunos e colegas. Nesse ínterim, ela teve a honra de conquistar sua primeira bolsa de estudos, que a levou aos Estados Unidos, onde expandiu seus horizontes acadêmicos e culturais.

Em seguida iniciou no Colégio Positivo, hoje Anglo, cargo que ocupou até julho, formando inúmeros alunos. Veio o cargo como professora de Metodologia e Literatura Inglesa na Faculdade de Letras, onde ficou por 15 anos, variando a faixa etária que ensinava. Em 2003, passou no concurso da rede pública e do cargo que ocupou por 15 anos como professora na escola Cota Leonel, veio para a coordenação do Centro de Estudos de Línguas, na escola Coronel João Cruz  – cargo que ocupa desde 2019.

O reconhecimento de Claudia como um expoente em sua comunidade não parou por aí. Ela foi agraciada com bolsas de estudo consecutivas pelo Rotary Expoente de Avaré, abrindo caminho para mais oportunidades internacionais. Com o apoio da Bolsa da CAPES, Claudia embarcou em uma jornada acadêmica para Londres, onde se aprofundou em seus estudos e expandiu sua visão de mundo.

No ano de 2023, um novo capítulo se abriu na vida de Claudia. Uma conquista monumental e a realização de um sonho de longa data: a primeira bolsa de estudos de longa duração concedida novamente pela CAPES, desta vez na área de Gestão e Liderança. Essa realização não apenas reconhece a dedicação e o talento de Claudia, mas também a coloca em uma posição privilegiada para impactar positivamente sua comunidade e ir além.

Quem vê apenas seu nome na lista dos 30 candidatos Brasil selecionados não consegue imaginar a luta para conseguir esta vaga; ela conta ao in Foco que iniciou há 7 meses as fases eliminatórias para a bolsa, finalizando em  junho, num total de 120 candidatos selecionados da 1ª fase.

Destes, apenas os 30 melhores, um de cada estado , embarcam dia 16 para a pós graduação em Limerick, Irlanda, por  10 meses. A história de Claudia nos recorda que o sucesso não é meramente resultado de circunstâncias fortuitas, mas sim da combinação de esforço incansável, oportunidades aproveitadas e a crença inabalável em si mesma.

Sua jornada inspira a todos nós a buscar nossos objetivos com paixão e determinação, a abraçar os desafios como oportunidades de crescimento e a nunca subestimar o poder de uma educação sólida e do compromisso com a excelência. Claudia é um exemplo vivo de que, com resiliência e perseverança, podemos transformar nossos sonhos em realidade e deixar uma marca duradoura no mundo ao nosso redor.

“Acho que a melhor maneira de honrar meus amados que ficarão aqui é aproveitando ao máximo minha  ida a Irlanda”, frisa. Claudia termina falando da sua trajetória com seus versos favoritos de Robert Frost:

“…Two roads diverged in a wood, and I—

I took the one less traveled by,

And that has made all the difference.”

Tradução: “ Duas estradas divergiam num bosque, e Eu

Eu peguei a menos trilhada,

E isso fez toda a diferença.”

 

(Fonte parcial JC e fotos arquivo pessoal)