A frente fria que se desloca pelo Brasil nesta quinta, 3, marca a entrada do primeiro sistema frontal significativo de outubro, trazendo instabilidades e mudanças climáticas para amplas áreas do país. O sistema avança lentamente, gerando chuvas volumosas e ventos intensos, principalmente no Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e o efeito deve se intensificar ao longo dos próximos dias.

Desde terça-feira, a frente fria já provoca chuvas significativas no Sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul.

Além das chuvas, o contraste entre a massa de ar quente que predomina no centro do Brasil e a massa de ar fria associada à frente fria intensifica os ventos em amplas áreas.

Ao longo dos próximos dias, a frente fria continuará avançando lentamente para o norte e noroeste, levando instabilidades para o Mato Grosso do Sul e São Paulo. A faixa leste de São Paulo será particularmente afetada, com alerta para temporais, chuva forte e possibilidade de ventos intensos que podem superar os 50 km/h.

Em Avaré, as mínimas previstas para sexta a domingo são de 15 a 13ºC e máximas, 28ºC.