Estudantes das escolas municipais “Evani Elaine Battochio Casolato” e “Moacyr Parise Correia”, está última localizada no povoado de Barra Grande, receberam medalhas pelo desempenho obtido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Cerca de 90 alunos foram homenageados na solenidade realizada no último dia 12 no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.

Foram 26 medalhas de ouro, 10 de prata e 7 de bronze obtidas na OBA. A MOBFOG também trouxe excelentes resultados: os estudantes conquistaram 17 medalhas de ouro, 31 de prata e 21 de bronze.

No total, foram entregues 112 medalhas entre os alunos participantes, divididas em diversas categorias.

“Essa competição é um grande estímulo para o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas, além de proporcionar aos alunos uma experiência prática com os conceitos de física e engenharia”, afirma o supervisor Anderson Bacciotti, coordenador do projeto.

A cerimônia contou com a presença de supervisores, coordenadores pedagógicos, docentes e diretores da Rede Municipal de Ensino.

 

Trabalho em equipe

 

“Essa conquista vai além das medalhas”, destaca Josiane Medeiros, secretária Municipal de Educação.

“É o reflexo de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade escolar na construção de uma educação de qualidade voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a formação de cidadãos curiosos, criativos e prontos para enfrentar os desafios do mundo”, ressalta a gestora.

A Secretaria Municipal de Educação pretende dar continuidade ao projeto nos próximos anos.

 

 

A competição

A OBA e a MOBFOG são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Governo Federal.

Escolas de todo o país participaram da atividade cuja proposta é criar interesse pela ciência e estimular o trabalho em equipe.

Foram distribuídas 81.153 medalhas de ouro, prata e bronze para estudantes de todos os estados em 2024, cerca de 38% a mais em relação a 2023.