A Prefeitura de Avaré deu início à instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade, incluindo em bairros às margens da Represa Jurumirim.
Serão implantados 16 mil dispositivos do modelo que tem maior durabilidade, desempenho e economia.
O prefeito Jô Silvestre acompanhou os trabalhos em frente ao Santuário Nossa Senhora das Dores durante a tarde de quinta-feira, 5. “É mais segurança e eficiência para toda a população”, destaca.
São 14.408 luminárias de LED de 100 W, 1.664 luminárias de 150 W nas avenidas e 645 luminárias em praças.
Além da substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio, serão instalados 800 novos pontos de LED na iluminação pública.
As luminárias já foram instaladas na Praça do Criador em frente ao Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel”, no Largo Santa Cruz, Largo São João, em ruas do centro da cidade, Praça “Ruy Barbosa” e outros locais públicos.
O trabalho agora tem continuidade por bairros e demais praças de Avaré.
Energia renovável e economia
O sistema de eficiência energética acordado entre o município e a empresa Consórcio Avaré Smart City prevê ainda a instalação de usinas solares.
Serão instaladas 9.500 placas coletoras em uma área superior a 60 mil metros quadrados, o equivalente a seis campos de futebol.
As futuras usinas terão capacidade para produzir mais de 8 milhões de kWh/ano, o suficiente para atender mais de 4 mil casas populares.
“Com isso, Avaré será a primeira cidade do Estado de SP 100% autossuficiente em energia renovável. A economia aos cofres públicos depois de amortizado o investimento vai superar R$ 8 milhões”, destaca o prefeito Jô Silvestre.
Segurança
Funcionários da empresa responsável pela instalação participaram de uma reunião com representantes da CPFL Santa Cruz, responsável pela rede elétrica.
O tema foi segurança. A técnica de Segurança do Trabalho Drielle Amorim dos Santos falou sobre o Guardião da Vida, iniciativa da concessionária criada para disseminar a cultura de segurança em relação à rede elétrica.
O encontro antecede o início dos trabalhos. Drielle foi acompanhada por Cristiano Bento Ferreira, coordenador de Operação de Campo, e por Danilo Alves Rodrigues, técnico de Operação de Campo da CPFL.