
O mundo se despede hoje, 21 de abril, do Papa Francisco de 88 anos, que infelizmente faleceu às 7h35 da manhã. O pontífice argentino passou por episódios de dificuldades respiratórias no começo do ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março.
A causa da morte teria sido um AVC e parada cardíaca. Francisco, conhecido por sua voz em defesa dos pobres e por suas reformas na Igreja Católica, deixa um legado de mudanças significativas na instituição.
Seu pontificado foi marcado por gestos de humildade e por uma abordagem mais inclusiva e misericordiosa. No Domingo de Páscoa, o pontífice fez uma breve aparição no Vaticano dar a benção “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo) e pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Francisco desejou uma feliz Páscoa para os fiéis presentes e pediu que um assessor lesse a mensagem.
No texto, o pontífice disse que a situação em Gaza era “dramática e deplorável”. O papa também pediu ao grupo militante palestino Hamas que libertasse os reféns restantes e condenou o que chamou de uma tendência “preocupante” de antissemitismo no mundo.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o comando da Santa Sé em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.