Anúncio

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 21, nova uma reunião do projeto chamado Força-Tarefa – projeto que foi uma mobilização da sociedade civil e um verdadeiro marco no combate à pandemia em Avaré, principalmente no que se referia às aglomerações, festas clandestinas e infrações de saúde pública.

Idealizado pela Regional da API-Associação Paulista de Imprensa, o projeto teve sua segunda reunião realizada novamente na Eduvale, que mais uma vez cedeu espaço ao movimentop. O Força-Tarefa nasceu com o intuito de concentrar ações e iniciativas para frear o aumento da pandemia registrado em Avaré, principalmente no segundo semestre.

A Policia Militar, Vigilância Sanitária e Policia Civil tiveram papéis fundamentais para o sucesso do projeto, apontado inclusive pelo provedor da Santa Casa Miguel Chibani, como um divisor de águas em relação a contenção da doença.

Claudio Salomão mantenedor da Eduvale e vice-presidente da API estadual fez a abertura do evento, no qual o capitão da PM Pablo Souza e o diretor da VISA Estadual Valdir Alves fizeram um balanço positivo das ações e da queda da pandemia no município. O delegado Jorge de Oliveira também fez ponderações importantes sobre as fiscalizações. Outros problemas como ocorrências de perturbação do sossego público e delinquência juvenil foram abordados.

A diretora da Vigilância Epidemiológica Maria Emília Braite de Oliveira fez um apelo durante a reunião para que as pessoas tomem as vacinas, completando seus ciclos, sejam na segunda ou terceira doses, enfatizando que a vacinação é um ato coletivo e não individual.

Nos próximos dias, a imprensa lançará campanhas estimulando a vacinação e também divulgará informações importantes sobre o assunto. A estratégia de enfatizar a conscientização já havia sido uma premissa desde o início do projeto. Participaram da reunião diversos representantes de instituições e entidades de classe como OAB, ACIA, VISA Municipal, Conselho Tutelar, além de vereadores, clubes de serviço e imprensa. Foram convidados representantes do Ministério Público, o presidente do Legislativo Flávio Zandoná e outros integrantes do governo, mas não compareceram.

Foi acordado que o projeto continua até o final do ano, quando se espera que a pandemia realmente tenha acabado e com ela, o fim de todas as restrições.