Uma internauta – C.O. – usou um grupo na rede social para alertar pessoas sobre um golpe aplicado por whatsapp e que envolveria a Santa Casa local. Pessoas não identificadas usam nomes de pacientes internados para pedir dinheiro para exames. A direção da SC confirmou tratar-se de um golpe, já que obviamente não pede dinheiro para a realização de exames na rede pública.
Na postagem, a internauta conta que seu avô estava internado com covid e que uma pessoa enviou mensagem para uma tia, pedindo 550 reais para exames. A própria Santa Casa disse a vítima que jamais usa deste procedimento. “Deram até nome falso de médico e enfermeira”, diz a internauta.
Na mensagem, os golpistas usam um nome que não existe e passam uma chave pix de um celular cujo DDD (67) é de Mato Grosso do Sul. A SC esclareceu ainda que jamais informa nomes de pacientes.
A reportagem do in Foco entrou em contato com o número que aparece na postagem; o contato é do Rio de Janeiro (21- 99514.2780) e obteve retorno; um homem não identificado enviou um áudio afirmando ‘maninha se você é jornalista, eu sou ladrão; qual é a fita tiazinha (..) tô precisando de dinheiro. Sou ladrão, vai adiantar alguma coisa pra você. Tá real, já tá de intrusa aqui. O povo não falou que fui eu que mandou essa fita…por que você ta perguntando”.
Nota da Redação: o áudio será enviado à polícia, mas fica o alerta a toda população.