Vários empresários de Avaré tem sido vítimas do golpe do whatsapp clonado, que é um truque de criminosos para roubar dinheiro pelo app. Nesse tipo de fraude, golpistas tomam posse da conta da vítima ao ativá-la em outro celular, e se passam pelo dono do WhatsApp para enganar contatos.  A maioria manda mensagens, passando-se pela pessoa pedindo dinheiro por pix.

O setor de gastronomia tem sido um dos preferidos dos golpistas. Em um dos casos recentes, o criminoso foi até o estabelecimento fingindo ser da Vigilância Sanitária e pediu ao empresário que entrasse numa “plataforma” para colocar seus dados como forma de atualização. Daí, foi um passo para a vítima ter o whats clonado.

Alerta – A clonagem ou o roubo de conta no WhatsApp pode fazer seus contatos perderem dinheiro se forem induzidos por invasores a realizar depósitos e transferências. O aplicativo tem alguns mecanismos para você se proteger e até recuperar seu perfil (veja mais abaixo o que fazer).

Os objetivos da clonagem e do roubo de conta são parecidos, mas funcionam de maneira diferente. Na clonagem de conta, outra pessoa tem acesso à foto de perfil e aos contatos de um usuário sem autorização. A partir daí, ela cria uma nova conta e passa a conversar com amigos e familiares da vítima.

A prática, também conhecida como golpe do novo número, tem o objetivo de tirar dinheiro dessas pessoas, que acreditam estar conversando com quem teve a foto roubada.

Já o roubo de conta do WhatsApp acontece quando um usuário envia, por engano, o código de verificação do aplicativo para terceiros depois de uma abordagem mal intencionada.

Os invasores começam a instalação da conta da vítima em outro celular e entram em contato com ela se passando por funcionários de lojas ou bancos, por exemplo. Na ligação ou na troca de mensagens, eles pedem o código de seis dígitos do WhatsApp.

Se tiverem essa informação e a verificação em duas etapas não estiver ativada (veja como ativar ao fim da reportagem), os criminosos podem habilitar a conta em outro celular e começar a receber mensagens dos contatos da vítima.

Ainda que sua conta tenha sido tomada, é possível recuperar o acesso. Para isso, há uma primeira recomendação: não peça para a operadora bloquear sua linha.

Algumas pessoas imaginam que a medida também impede o acesso de invasores, mas, na verdade, ela dificulta a recuperação da conta. Isso porque o cancelamento da linha na operadora não afeta o funcionamento do WhatsApp.

Se você tiver solicitado o bloqueio do seu chip para a operadora, tente desfazer a ação o quanto antes. Em casos de golpes no WhatsApp, o ideal é seguir os passos abaixo.

 

 

O que fazer em caso de clonagem

Caso alguém esteja se passando por você no WhatsApp, a melhor saída é informar seus contatos sobre o golpe. Como o aplicativo não oferece um meio para derrubar a conta mal intencionada, a saída é dar as seguintes dicas para seus amigos e familiares:

Desconfie de mensagens atípicas;

Desconfie se alguém com sua foto enviar uma mensagem por um número desconhecido;

Se uma pessoa pediu dinheiro pelo aplicativo, use o número dela que você salvou na lista de contatos para verificar se a transferência realmente é necessária.

 

O que fazer em caso de roubo

Em situações de roubo de conta, o WhatsApp oferece mecanismos para a vítima tentar recuperar o acesso às suas conversas.

Tente repetidamente ativar sua conta por SMS, até ela ficar inativa – o aplicativo provavelmente vai impedir o acesso por conta da confirmação em duas etapas que os invasores configuraram;

Aguarde sete dias corridos;

Peça novamente a ativação de seu número do WhatsApp por SMS.