Foi realizada no último sábado, dia 7, em Avaré, a cerimônia de entregas de medalhas aos alunos premiados na Olimpíada de Redação São Paulo-REDASP. A informação é da vice-direção da escola Coronel João Cruz. O evento foi realizado no ginásio Kim Negrão.

A REDASP é uma atividade realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) que visa fomentar a escrita dos estudantes, desenvolver as competências e as habilidades relacionadas à Língua Portuguesa e à Produção Textual e encontrar jovens talentos da escrita.

A Olimpíada de Redação São Paulo-REDASP tem por objetivo incentivar a produção textual a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista de modo que os estudantes possam utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. Além disso, é uma iniciativa que busca valorizar a autoria dos estudantes por meio da produção textual.

Participaram da REDASP estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos); e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), que são aptos a realizar a Prova Paulista, das Escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo de Tempo Parcial e de Tempo Integral. Para a avaliação nas etapas que compõem o concurso, os estudantes foram agrupados de acordo com os anos/séries.

A REDASP aconteceu em fase única e foi organizada por comissão específica sob responsabilidade da SEDUC-SP. A Fase Única aconteceu em agosto, por meio da escrita de texto, on-line, na plataforma de Redação Paulista, ferramenta já usada no ambiente virtual escolar. Os estudantes escreveram, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação. A escrita da redação para a Olimpíada aconteceu obrigatoriamente na escola e no turno do estudante.