
Um gato-maracajá, também conhecido como gato-do-mato, fez uma “visita” inesperada aos moradores de uma casa na área rural em Fartura (SP), nesta terça-feira (8).
Segundo a Defesa Civil, agentes foram acionados para realizar o resgate do animal, após ele ter sido avistado numa casa, no Bairro Pinheiro 2, causando preocupação aos moradores.
Os agentes realizaram o resgate e após o procedimento, foi realizada uma breve avaliação do animal, constatando que ele estava saudável, sendo solto em ambiente adequado à espécie.
A Defesa Civil reforçou que animais silvestres, como o gato-maracajá (Leopardus wiedii), não devem ser abordados ou cercados por pessoas, pois espécies protegidas e o manejo incorreto pode representar risco para ambos os lados.
Ao se deparar com situações semelhantes, acione imediatamente os órgãos responsáveis, por meio do telefone (14) 99748-5576.
Risco de extinção
Segundo a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), com base em dados de 2022 do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, a espécie do gato-maracajá é uma entre mais de três mil espécies com risco de extinção no Brasil.
Conforme a associação, o animal se diferencia das outras nove espécies de felinos que vive no Brasil devido a sua coloração amarelo-escuro, com exceção da barriga que é mais pálida, olhos bem grandes e destacados, focinho saliente, patas grandes e cauda mais longa do que todo o seu corpo.
Comum na América Central e Sul, principalmente no Brasil, o gato-maracajá possui um comportamento curioso da espécie, em que ele imita o som de suas presas para que elas se aproximem, como roedores e ratos, além de possuir uma grande habilidade de escalar árvores, embora passe a maior parte do tempo no chão, segundo a Apremavi.
fonte g1