O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou semana passada os recentes resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb).

O balanço de 2023 mostrou que, apesar de algumas melhoras em relação a 2021, o Brasil ainda não conseguiu alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e segue com notas abaixo do observado antes da pandemia de Covid-19, em 2019.

As principais deficiências estão no ensino fundamental II e no ensino médio, especialmente nas áreas de matemática e língua portuguesa, avaliadas pelo Saeb.

Apesar de não atingir a meta – assim como todas as escolas do estado – a Diretoria de Ensino de Avaré está comemorando a evolução das escolas, graças ao empenho dos profissionais da Educação.

“Embora alguns não tenham atingido a meta esperada, todos avançaram. Comemoremos os avanços com a certeza de que estamos no caminho certo. Vamos juntos, pois, na Região de Avaré, “somos TODOS” pela Educação de Qualidade!”, frisou o coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP da Diretoria Regional de Ensino de Avaré – DER – Avaré, Adriano Pereira Silva, em comunicado enviado ao in Foco. “Parabenizamos todos os envolvidos por esses resultados expressivos e reafirmamos nosso compromisso com a educação de qualidade para todos. Juntos, continuaremos a construir um futuro brilhante para as crianças e jovens da nossa região”, complementa.

É importante a manifestação da entidade justamente após a divulgação equivocada de que a cidade não teria alcançado a meta, sem citar a evolução das escolas. Veja abaixo os avanços no IDEB de 2021 a 2023:

  • Águas de Santa Bárbara: Crescimento de 1,6%, com o IDEB aumentando de 6,2 para 6,3.
  • Arandu: Crescimento de 7,7%, com o IDEB aumentando de 5,2 para 5,6.
  • Avaré: Crescimento de 12,5%, com o IDEB aumentando de 5,6 para 6,3.
  • Cerqueira César: Crescimento de 3,3%, com o IDEB aumentando de 6,0 para 6,2.
  • Iaras: Crescimento de 1,8%, com o IDEB aumentando de 5,7 para 5,8.
  • Itaí: Crescimento de 5,3%, com o IDEB aumentando de 5,7 para 6,0.
  • Taquarituba: Crescimento de 3,0%, com o Ideb aumentando de 6,7 para 6,9.

A Diretoria de Ensino reforçou que o compromisso de melhorar a qualidade do ensino, nos municípios abrangidos por ela – Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Iaras, Itaí e Taquarituba – tem demonstrado um avanço significativo, refletido nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Desde a criação do IDEB em 2007, que avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, esses Municípios têm trabalhado incansavelmente para alcançar e superar as metas estabelecidas. O índice, que varia de 0 a 10, é um indicador poderoso que combina aspectos cruciais como aprovação escolar e desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), orientando políticas públicas para a melhoria contínua da educação”, enfatiza a instituição.

“A Diretoria de Ensino de Avaré tem sido uma parceira essencial nesse processo, atuando como um órgão consolidador e promotor de condições favoráveis para a implantação de um regime colaborativo eficaz. Por meio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA), a DER-Avaré tem ampliado a capacidade institucional dos sistemas de ensino municipais e estaduais, focando na alfabetização e no desenvolvimento profissional dos educadores”, reafirma, citando três eixos estratégicos dos esforços que tem amplificado:

  1. Desenvolvimento Profissional Contínuo: Capacitação dos educadores e gestores para gerir os processos de ensino e aprendizagem, com ênfase na alfabetização.
  2. Cultura de Sucesso Escolar: Construção de uma cultura de eficácia escolar pelas equipes gestoras, considerando as características únicas de cada território e a promoção da equidade educacional.
  3. Articulação Técnico-Pedagógica: Fortalecimento dos sistemas de ensino para estabelecer processos colaborativos de gestão e formação, visando à melhoria das políticas educacionais.

“O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é outro marco importante, estabelecendo a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental como objetivo central. Este compromisso reforça a importância da colaboração entre União, Estados e Municípios, promovendo a equidade educacional e fortalecendo a cooperação intergovernamental. Os resultados são claros: os Municípios da Região de Avaré têm atingido indicadores relevantes no IDEB, demonstrando seriedade e comprometimento com a aprendizagem dos estudantes. É um momento de celebração e reconhecimento pelo trabalho árduo e pela parceria efetiva, a qual tem levado a avanços notáveis na educação dos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, parabenizamos os esforços de todos os profissionais envolvidos em prol da manutenção do direito à aprendizagem, rumo a uma sociedade cada vez mais justa e equânime”, finaliza a nota.

A secretaria municipal de Educação não se manifestou sobre o assunto.

Ranking

A rede estadual de São Paulo caiu no ranking de qualidade da educação em todos os níveis de ensino: fundamental (1.º ao 9.º ano) e ensino médio, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O governo Tarcísio de Freitas diz que os resultados reforçam o diagnóstico prévio que apontou defasagem na aprendizagem e afirma adotar medida de melhorias. A capital também teve resultado negativo e afirma que já tem adotado medidas de reforço.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o estado de São Paulo ocupava o segundo lugar do ranking em 2019. Em 2023, passou a ser o sexto colocado; nos anos finais, o estado paulista era o líder em 2019 e caiu para a sexta posição em 2023. No médio, era o 5.º melhor em 2019 e passou para a 8.ª posição no ano passado.

Apesar deste panorama, como se vê, a educação de Avaré e região continua em ascensão. Também vale registrar que o Instituto Federal de Avaré é o segundo melhor do Estado de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Os 12 campi do IFSP avaliados nessa edição do Ideb conquistaram nota acima da meta estipulada, sendo que três deles entraram na lista das 100 melhores escolas públicas do País. Todos eles conquistaram nota acima da média 4,3 obtida pelas escolas públicas de ensino médio do Brasil, e também da meta 5,2 estipulada para o Ideb 2021. O IFSP campi Avaré teve 5,9 perdendo apenas por um ponto para Araraquara.

A média das Etecs, a qual Avaré também possui, no índice Ideb é de 5,6 pontos, superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,3), no Estado (4,2) e à meta estabelecida pelo Governo Federal (5,2).

O Ideb avalia a qualidade da educação no Brasil por meio da combinação de taxas de aprovação e resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A média é definida de 1 a 10, baseada no desempenho dos alunos no Saeb. Também são definidas metas para os próximos índices, que são divulgados a cada dois anos.

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