O Instituto Federal (IF) Campus de Avaré veiculou um comunicado nesta quarta-feira, dia 29, em seu site, informando que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 3 de junho.
“Nessa terça-feira, dia 28/05/2024, às 15h, foi realizada a assembleia geral presencial do IFSP campus Avaré, com a participação de servidores docentes e técnicos administrativos do campus. A maioria decidiu pelo retorno das aulas e das atividades no campus Avaré a partir do dia 03 de junho, segunda-feira!”, diz o comunicado.
A decisão veio após praticamente 2 meses de greve e muitas reclamações por parte de pais e alunos. Segundo o comunicado, “na semana que vem, haverá reuniões para reestruturar um novo calendário para o ano letivo. Depois que for aceito pelo CONCAM (Conselho de Campus), o novo calendário será socializado pelos canais oficiais”.
No dia 22, a direção do IFSP Avaré havia publicado comunicado informando que “por ampla maioria, ficou decidida a recusa das propostas até agora apresentadas por não contemplarem as necessidades dos campi dos Institutos Federais e por não atingirem uma recomposição salarial digna aos servidores e, portanto, decidiu-se pela permanência do campus Avaré no movimento grevista”.
Em greve desde o dia 3 de abril, o IFSP Avaré atende centenas de alunos atualmente. Seguindo orientação da categoria, funcionários e professores iniciaram paralisação solicitando aumento salarial de até 34%, recomposição de carreiras e de orçamento da instituição.
Aulas do ensino médio ao mestrado foram paradas, biblioteca e diretorias ligadas a atividades de extensão sem funcionamento são alguns dos impactos da paralisação.
Além dos 34% de reajuste nos salários, o movimento pedia a reestruturação de carreiras e melhorar o orçamento para as instituições de ensino, além de solicitar medidas como a revogação da Lei do Novo Ensino Médio.