
A apresentadora Ana Maria Braga postou um vídeo em suas redes sociais agradecendo a equipe médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB) pelo atendimento após pisar em um escorpião em sua fazenda, em Bofete (SP), na noite deste sábado (1º).
Segundo o HCFMB, a apresentadora foi atendida pela equipe de infectologia e seu estado de saúde foi considerado estável. Após receber a assistência adequada, ela teve alta e, no domingo (2), contou sobre o acontecido em um vídeo nas suas redes sociais.
Na legenda da publicação, ela brinca com a situação: “Levar uma picada de escorpião é igual boleto no fim do mês: aparece do nada e dói no coração! Rapaz do céu, não é que eu pisei onde não devia?”
Com o aumento das temperaturas e umidade nesta época do ano, a presença de escorpiões em todo o estado tende a aumentar. É importante instalar telas em ralos, vedar portas e janelas, evitar vegetação densa e organizar materiais de construção que possam servir de abrigo.
No caso de picadas, a recomendação é lavar o local com água e sabão para prevenir infecções e procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o atendimento.
Além disso, se possível, tirar uma foto ou capturar o animal pode auxiliar na identificação e no tratamento. Para facilitar o atendimento às vítimas, a Secretaria de Estado da Saúde lançou uma ferramenta online para a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de escorpião, aranha, serpente e lagartas.
Na Santa Casa de Avaré, por exemplo, há soros botrópico, crotálico, aracnídico e escorpiônico, específicos para picadas de jararaca; cascavel; aranha marrom; aranha armadeira; escorpião.
Em Assis, um menino foi internado na UTI depois de ser picado por uma cascavel.
É possível conferir o mapa completo da ferramenta clicando aqui.
fonte g1