Por meio do projeto “Arte da Música”, 3.240 alunos de 44 escolas de 10 cidades brasileiras descobriram, na prática, como letras e melodias são um rico elemento para a educação, contribuindo no processo criativo e nas habilidades motoras. 85 professores de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo trabalharam com os estudantes na construção de mais de 200 composições inscritas no projeto. Dessas, 20 foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos.
As músicas mixadas, resultado de um trabalho de cerca de seis meses, podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming (Amazon Music, Apple iTunes, Deezer, Spotify, Tidal, TikTok e Youtube Music), procurando pelo nome “Arte da Música” ou na galeria do site do projeto, que conta ainda com vídeos dos bastidores das atividades. Todo o material também foi reunido em um livro, que será distribuído gratuitamente em todas as escolas participantes.
Para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, participar de atividades musicais em grupo, auxilia no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, estimula a imaginação e a criatividade, favorecendo a concentração, a memória, a autodisciplina e a atenção. E ainda contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção do senso rítmico dos alunos. “Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares podem ainda ajudar no desenvolvimento pessoal, como colaboração, paciência e respeito mútuo”, ressalta.
Realizado pela Horizonte Educação e Comunicação com patrocínio da CTG Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto envolveu os municípios de Andirá (PR), Avaré (SP), Carneirinho (MG), Ilha Solteira (SP), Iturama (MG), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Ribeirão Claro (PR), Selvíria (MS) e Três Lagoas (MS).
O “Arte da Música” levou às salas de aula orientações para que os alunos pudessem criar canções sobre o tema “Água e Rios”. Destinado às escolas de Ensino Fundamental II, abrangendo estudantes dos 8º e 9º anos, as atividades utilizaram a música como ferramenta de ensino-aprendizagem.
Nesta edição, o projeto propôs como tema a importância da preservação da água e dos rios, como forma de incentivar a reflexão sobre a sobrevivência do planeta. “Ao unirmos esta temática à musicalidade, esperamos que o projeto ajude a sensibilizar toda a comunidade escolar”, reforça Amorim.
O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária de diversas usinas hidrelétricas distribuídas pelo Brasil, e parceria com as Secretarias e Diretorias Regionais de Educação dos municípios contemplados.
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/
Tamer Comunicação