A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré enviou nota através da Comunicação, afirmando que tem enfrentado um verdadeiro desafio para acompanhar o crescimento do número de atendimentos no Pronto Socorro (PS) de Avaré.

Só nos três primeiros meses de 2025, o PS registrou impressionantes 36.926 atendimentos, com janeiro somando 10.705, fevereiro com 11.723 e março batendo o recorde com 14.498 atendimentos.

O crescimento mês a mês acende um alerta segundo a nota: em março, houve um aumento de 35% em relação a janeiro, evidenciando a pressão constante sobre a estrutura da saúde municipal.

Segundo a coordenação do Pronto Socorro, o aumento expressivo se deve a surtos de dengue, doenças respiratórias e maior procura por atendimento emergencial.

Entre os dias com maior movimento em março, destaque para os dias 6 (507 atendimentos), 7 (506), 8 (514), 11 (471) e 18 (543). Já em abril, somente nos primeiros dias do mês, o volume segue alto: dia 1º (569 atendimentos), dia 2 (530) e dia 3 (539), demonstrando que a tendência de alta continua.

A Secretaria da Saúde tem atuado com reforço de equipes e reorganização de escalas para minimizar os impactos. “Temos feito o possível para garantir atendimento digno à população, mesmo com a alta demanda. As equipes estão comprometidas, mas o volume realmente é expressivo”, afirma a gestão da pasta.

Diante desse cenário, a Secretaria reforça o pedido à população para procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) sempre que possível, utilizando o Pronto Socorro apenas em casos de urgência e emergência, de modo a garantir agilidade no atendimento de casos mais graves.