Dona Biba e Castorina, ambas professoras inesquecíveis

 

Faleceu por volta das 21h30 desta terça-feira, 15 de abril, dona Biba Lutti, uma das mais antigas e respeitadas educadoras avareenses. Ex-professora de matemática, ela lecionou por mais de 30 anos na Escola Estadual Coronel João Cruz e fez parte da primeira turma de ensino superior da Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), iniciada em fevereiro de 1968.

“Dona Biba: este era o carinhoso apelido da professora Maria Thereza Novaes de Carvalho Lutti, que soube ensinar matemática para várias gerações, sempre com muita paciência, bom senso e singular atenção. Mulher forte e generosa, foi modelo de esposa, mãe, avó e bisavó. Como educadora marcou, como poucos, a história do ensino em Avaré”, afirmou seu ex-aluno, o pesquisador e escritor Gesiel Júnior.

Nascida em 16 de outubro de 1925, dona Biba foi a primeira filha do comerciante e político José Rebouças de Carvalho, que entre os anos 1930 e 1960 foi prefeito, vereador, provedor da Santa Casa e fundador da Associação Comercial de Avaré; e da professora Anna Novaes, uma das professoras pioneiras do Grupo Escolar Matilde Vieira.

Casou-se com o economista José de Araújo Lutti, que foi dirigente da Ceagesp e diretor-executivo da Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), com quem teve quatro filhas: Sônia Maria, Lúcia Maria, Ana Maria e Maria Thereza, as quais lhes deram netos e bisnetos.

O corpo da educadora está sendo velado na sala 4 do Velório Municipal e o seu sepultamento está marcado para às 16 horas desta quarta-feira, 16, no Cemitério Municipal de Avaré.

Gesiel Junior especial para o in Foco