Assim como em todo Estado, Avaré enfrenta inúmeros focos de incêndios nesta sexta, 13, uma situação deplorável. No estado até o momento são mais de 6,7 mil focos.

Em Avaré, além de focos menores, os de médio porte estão nos bairros Água Branca e no Terras de São José; este último, desde as 15hs de ontem (12) luta contra o fogo que tem deixado os moradores apavorados.

Eles pedem ajuda da prefeitura, já que o bairro sequer tem hidrante. O responsável pelo Corpo de Bombeiros, subtenente Fabiano Ávila, informou ao in Foco que todo contingente tem trabalhado na Operação “Fogo e Mato”, mas admite que há poucos bombeiros para muitos focos.

São apenas 7 bombeiros diariamente em plantão para combater as chamas; o subtenente conseguiu ainda, dois reforços a partir de amanhã, 14, vindos de outras cidades.

Quanto aos equipamentos, o município tem 1 caminhão pipa; contudo, outro que é do estado, vai para outras cidades conforme a demanda, já que todo estado paulista está com queimadas.

A situação se agrava com o tempo seco e os ventos que infelizmente ampliam os focos. Segundo a Defesa Civil não há previsão de chuva para os próximos dias.

Impossível não relacionar este aumento a ações criminosas, já que somente em casos raros, incêndios não são provocados por ações humanas.