
O teatro avareense está triste e mais pobre com a partida de uma de suas entusiastas: aos 83 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, 14, a professora Claudete Carvalho, fundadora do Grupo Avareense de Teatro Amador (GATA), que obteve vários prêmios para Avaré como atriz, entre as décadas de 1980 e 2000.
Nascida em Avaré no dia 8 de julho de 1941, Claudete Terezinha de Carvalho era filha de Casemiro Nunes Carvalho, o popular barbeiro Lico, e de Laudina Garcia, a dona Nenê, de quem ouviu muitas histórias. Ainda adolescente, já revelava seu gosto pelas letras, tanto que optou por graduar-se em Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Faculdade de Ciências e Letras da FREA.
Iniciou sua carreira no magistério lecionando no Instituto de Ensino “Sedes Sapientiae” e em seguida efetivou-se como professora da Escola Estadual “Matilde Vieira”, onde além de motivar seus alunos para a literatura também dividiu com eles sua paixão: as artes cênicas.
PELA DRAMATURGIA
Por meio século a professora Claudete atuou nos palcos de Avaré e região, com destaque para sua participação em peças e espetáculos no Grupo Avareense de Teatro Amador, onde escreveu, encenou e dirigiu, conquistando premiações.
Em maio de 2017, a educadora, atriz e dramaturga publicou “Fendas do Tempo”, uma coletânea de poemas de sua autoria. “São partes perdidas da minha história”, revelou sobre seu único livro que traz na capa uma de suas telas, pois ela também se dedicava às artes plásticas.
Em outubro do ano passado, a professora Claudete desejou internar-se no Lar São Vicente de Paulo, de Avaré, onde viveu seus últimos meses. Lá, alegre e disposta deu tocante depoimento no documentário “Teatro Vivo em Avaré”, de Raphael Marcusso.
“O que mais me deixou feliz na minha história foi a oportunidade de criar personagens. Porque assim eu realizei um sonho: o de interpretar, de viver uma outra história, de viver outro modo de pensar, muitas vezes contrário a tudo que eu penso. Foi muito bom porque a gente se torna melhor em todos os sentidos”, declarou revelando sua realização como atriz.
(Colaborou Gesiel Júnior)