Em seu primeiro discurso após ser eleito prefeito, o vereador Roberto de Araújo (PL) criticou as fakes news que atingiram sua campanha se referindo a vídeos gravados por IA (Inteligência Artificial), nos quais ele supostamente zombava de professores e da população. Ele reforçou que irá judicializar a questão.
Araújo também agradeceu a todos que trabalharam em sua campanha e em especial dos vereadores do PL e do PRD. “Avaré vai viver o renovo, vai viver o que nunca viveu”, anunciou frisando que haverá um choque de gestão.
O prefeito eleito também cumprimentou Marcelo Ortega, do Podemos, do qual ganhou por 108 votos em uma eleição acirradíssima, pela campanha limpa. “Não ficou nenhuma mágoa”, disse.
A primeira sessão legislativa depois das eleições, foi uma noite de agradecimentos já que com exceção de Flávio Zandoná (Republicanos) e Carla Flores (MDB), todos foram reeleitos (excluindo Ortega, candidato a prefeito e Carlos Vagner, candidato a vice de Denilson Ziroldo, do PSD).
Chamou a atenção, os elogios à campanha de Marcelo Ortega até mesmo por adversários, como Carla Flores (que apoiou Ziroldo) pela lisura e respeito dos candidatos.
Já Zandoná, que figura como suplente do Republicanos, disse que continuará trabalhando e que não tem vergonha “de falar do trabalho como vereador”, referindo-se às suas contas rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) quando esteve frente a presidência do Legislativo entre 2021-2022. Ele não citou, contudo, o caso da secretária de Cultura, Isabel Cardoso, que foi flagrada derramando santinhos dele às vésperas da eleição de domingo, o que configura crime eleitoral.