A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR) promoveram na sexta-feira, 31, uma visita técnica ao antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café (IBC) situado em Avaré.
O objetivo foi verificar se o espaço tem condições de receber um Centro Tecnológico de Irrigação, que disponibilizaria cursos e aperfeiçoamento técnico para profissionais do agronegócio de toda a região.
O prefeito Roberto Araujo acompanhou a vistoria ao lado do secretário Gerson Fiuza (Agricultura e Abastecimento), do diretor-presidente do SENAR Daniel Carrara e do presidente da FAESP Tirso de Salles Meirelles.
Secretários municipais, técnicos da Prefeitura de Avaré e convidados também estiveram na visita técnica, além do diretor-tesoureiro da FAESP Pedro Lucchesi.
Um dos barracões do imóvel onde funcionou o IBC tem 25 mil metros quadrados. O espaço tem ainda outra estrutura com 15 mil metros quadrados. Ambos estão subutilizados desde a extinção da autarquia federal em 1990.
Fomento regional
A proposta do governo Roberto Araujo é trazer para Avaré o Centro Tecnológico de Irrigação, que seria referência nacional para produtores.
Pesa a favor da cidade o fato de Avaré ser polo produtor e também formador de profissionais devido à existência de cursos universitários ligados ao agronegócio.
As instalações chamaram a atenção dos representantes do SENAR e da FAESP, destacou a Secretaria Municipal de Agricultura.
O próximo passo é o levantamento da documentação do antigo IBC e a análise técnica por parte de ambas as instituições para verificar a viabilidade do projeto.