A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu abriu a partir desta segunda-feira (7) todas as Unidades de Saúde para vacinar com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, idosos com 60 anos ou mais, que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos 4 meses.
A decisão da prefeitura de Botucatu de vacinar os idosos com a quarta dose é inédita e amplia a recomendação do Ministério da Saúde, publicada em dezembro do ano passado, que era de vacinar os apenas imunossuprimidos a partir de 18 anos com essa doce adicional.
Uma nota técnica foi divulgada no dia 31 de janeiro pela Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da Covid-19 do Município recomendando que os idosos a partir de 60 anos fossem imunizados com a quarta dose.
No documento, a comissão recomenda que a dose seja preferencialmente da Pfizer e aplicada nas pessoas que tenham sido imunizadas com a terceira dose há pelo menos 4 meses.
O documento ainda destaca a “a necessidade de adequação do esquema vacinal nos indivíduos com mais de 60 anos de idade devido à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 e, consequentemente, maior risco de adoecimento e de complicações da doença nesse grupo mais vulnerável.”
Estudo de vacinas
Botucatu é a cidade com a maior taxa de cobertura vacinal da dose de reforço. Segundo dados do Vacinômetro do governo de SP, até agora, 70% dos moradores de Botucatu já receberam a dose de reforço. Se considerado apenas o público maior de 18 anos, que é o que pode tomar esse reforço, o índice em Botucatu é de 83%.
Os números das demais aplicações também revelam uma excelente taxa de cobertura: são 99,4% dos botucatuenses que foram vacinados com a primeira dose e 91,5% dos moradores com o esquema vacinal completo (2ª dose ou vacina de dose única).
A cidade participa de um estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca e realizou vacinações em massa para imunizar os adultos de 18 a 60 anos com as duas doses do imunizante e também para aplicação da dose de reforço.
Essa última não fez parte do estudo e foi aplicada doses da vacina da Pfizer na ação que usou a mesma estrutura das vacinações em massa anteriores.
Vacinação no fim de semana
No domingo (6), a vacinação da quarta dose começou para os idosos com mais de 70 anos.
Em quatro pontos de vacinação – no drive-thru na Catedral, na Fazenda Lageado, atrás do Ginásio Municipal e no ponto fixo na Unidade de Saúde da Família do Residencial Caimã – foram aplicadas 2.709 doses. O público estimado nessa faixa etária era de 3 a 4 mil pessoas. Antes disso, a prefeitura já havia vacinado os idosos que vivem em casa de repouso e asilos.
Idosos com 70 anos ou mais que não puderam comparecer na vacinação deste domingo também podem procurar uma das unidades de saúde a partir desta segunda-feira.
Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Já a Sala de Vacinação Noturna, instalada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, funciona também de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.
Os moradores com 60 anos ou mais deverão comparecer aos locais de vacinação portando documento de identificação (RG, CNH ou Passaporte), CPF, e a carteirinha de vacinação, podendo ser também o comprovante digital nos aplicativos do Poupatempo ou ConecteSUS. Estes também devem ter tomado as doses anteriores em Botucatu (pelo menos a 3ª dose).
A cidade registrou nesta segunda-feira, 07, mais um óbito por Covid. Trata-se de uma idosa com 85 anos, segundo a Prefeitura divulgou em seu boletim Coronavírus.
(Fonte G1 e Acontece Botucatu)