Botucatu (SP) registrou na última semana a segunda menor média diária de novos casos de Covid-19 desde o começo da pandemia. Foram oito novos casos registrados por dia na semana de 31 de outubro a 6 de novembro. A menor marca até então havia sido registrada na semana anterior, quando a média foi de apenas cinco casos.
A redução é um reflexo da vacinação na cidade que participa do estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca e já tem mais de 83% da população com o esquema vacinal completo.
Ainda segundo o boletim epidemiológico semanal, divulgado na última sexta-feira (5), a taxa de ocupação do Hospital das Clínicas nos leitos voltados aos pacientes com Covid-19 de Botucatu e região está em 47%. Havia duas pessoa internadas na UTI Covid e outras cinco em leito clínico.
Apesar da população adulta de ter sido quase que inteiramente vacinada no estudo de efetividade, a cidade vem enfrentando dificuldade para vacinar os adolescentes. Até o fim da semana passada, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que havia cerca de 8 mil moradores em atraso tanto com a segunda dose, a maior parte formada por adolescentes, como da dose de reforço (3ª dose).
Por isso, a prefeitura promoveu no último sábado (6) um “Dia D” de vacinação, com todas as unidades de saúde abertas para aplicação dessas doses em atrasos. Segundo a prefeitura, a ação foi encerrada com 3.285 pessoas vacinadas.
O estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por Covid-19 nesta segunda-feira (8) pela primeira vez desde o início da pandemia. A média móvel diária de mortes, que leva em consideração os registros nos últimos sete dias, está em 73 óbitos por dia nesta segunda .
(Fonte G1)