Apesar de ser considerado um crime eleitoral, o caso do derrame de santinhos feito pela agora ex-secretária da Cultura, Isabel Cardoso, ainda está sob investigação.

O inquérito foi recebido pela Polícia Civil em dezembro e o Ministério Público de Avaré afirma que ele está em andamento.

A ex-secretária foi flagrada pelo munícipe Vinicius Berna na noite do dia 5 de outubro, véspera da eleição, fazendo o derrame de santinhos nas proximidades de locais de votação. O flagrante foi postado nas redes sociais e viralizou. Os santinhos eram do candidato a reeleição Flávio Zandoná do Republicanos, que não se elegeu.

“Nesta noite do dia 05/10/2024 às 23h13min flagrei esse carro com algumas pessoas jogando os famosos “santinhos” nas ruas da nossa Avaré, próximo aos locais de votação. Sempre foi algo que me indignou muito e infelizmente hoje pude observar com meus próprios olhos o ato acontecendo. Sei que pra muitos é algo irrelevante, mas diz muito sobre nós”, escreveu Berna na época.

Além de ter feito o registro, ele questionou a secretária, afirmando que é crime o derrame; ela desconversou dizendo que “caiu” (referindo-se ao derrame) e depois diz que “foi sem querer”; ela ainda diz que não trabalha para Zandoná, embora em suas redes sociais ela faça campanha abertamente.