O Centro de Estudos da Melhor Idade (CEMI) da Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA) homenageou, na última terça-feira, dia 17, a professora Norma Antonieta Righi Martins Rubio, com a inauguração de duas estantes na biblioteca “Maria Nazareth Abs Pimentel”, que fica dentro das dependências da FREA.

Norma Righi nasceu no dia 13 de junho de 1931 e, por muitos anos, deu aulas de piano em Avaré. Viúva do também educador Tobias Martins Rubio, é mãe do empresário Renato Righi e da artista plástica Rosane Gauss.

Hoje, com 92 anos, dona Norma (como é conhecida) frequentou o Centro de Estudos da FREA por mais de 20 anos.

De acordo com a coordenadora do CEMI, a professora Carmen Faria Alves, a ex-aluna foi escolhida pela alegria com que marcava presença nas aulas. “Amor, amizade, respeito, é disso que somos feitos. E por isso o nome da dona Norma foi escolhido por nós, ela representa tudo isso. É uma homenagem mais do que merecida”, diz.

Os livros que compõem as estantes “Norma Antonieta Righi Martins Rubio” foram todos doados pelos alunos do projeto.

Criado há 23 anos, o Centro de Estudos da Melhor Idade (CEMI) é um projeto da Escola Superior de Educação Física de Avaré e reúne pessoas com idade entre 60 e 97 anos.

Voltado para idosos, o projeto mantido pela FREA oferece aulas de dança, teatro, música, literatura, psicologia e comportamento, além de atividades físicas e de saúde nas tardes de terça e quinta-feira.

 

(texto Ana Sampaio)