Lamentavelmente todo começo de ano as chuvas provocam danos e prejuízos aos avareenses. Na tarde de ontem não foi diferente; com a chuva mais intensa, vários pontos de alagamentos – na verdade, os de sempre – tiveram carros submersos pelas águas, além do trânsito nestes locais ser impossível.
O túnel Milton Monte, na rua Alagoas próximo a Vila Jardim/Brabância também ficou alagado e a forte correnteza acabou invadindo um clube próximo ao local, causando prejuízos e revolta na população, já que o problema se estende há anos.
O ex-secretário de obras e serviços, Ricardo Aurani chegou a comentar numa postagem do in Foco sobre o papel da municipalidade: “ Só uma pergunta??? Cadê a equipe de defesa civil??? Nesses períodos de chuva algumas intercorrências são tão óbvias que ao serem subestimadas pela municipalidade, acarretam prejuízos aos avareenses que poderiam ser pontualmente evitados. Hoje em dia o óbvio deve ser dito e redito!! Chuva causa transtorno, mas quando o aparelhamento público antecipa de forma coordenada, com inúmeras ações de zeladoria e obras, efetivamente acabam amenizando os prejuízos já historicamente esperados. Os avareenses merecem”.
Tantas reclamações fizeram viralizar um trecho do programa de governo do prefeito Jô Silvestre (PSDB) que pela segunda vez prometeu solucionar o problema. A promessa é de construir piscinões e pequenas galerias de acordo com o projeto da USP (projeto nunca apresentado). Ele também prometeu demolição de imóveis para reabrir os canais dos córregos.
Vale lembrar que o último prefeito a realizar alguma obra relacionada a enchentes e alagamentos foi Miguel Paulucci, que reformulou as galerias no trecho do largo do Mercado, onde até mesmo caiaques eram usados em épocas de enchentes. Esse trecho nunca mais alagou.
Até o momento, nem o prefeito, nem secretário ou Defesa Civil de Avaré se manifestaram.
(fotos Neiva Momberg, Paulo Proença e leitores)