Em uma rápida sessão extraordinária legislativa, todos os vereadores com exceção de Luiz Claudio (Podemos), que teve falta justificada, aprovaram por unanimidade a criação de 11 novas secretarias (veja abaixo), proposta pelo prefeito Roberto Araújo. Com isso, Avaré passa a ter 28 secretarias, um número que supera até mesmo os do governo paulista e cidades como Bauru (com 14 secretarias), Botucatu (14) ou Marília (17).
Algumas secretarias como de Gestão Pública, de Governo e de Relações Institucionais tem funções muito semelhantes, assim como de Relações Públicas e Comunicação.
As novas secretarias devem custar cerca de R$ 984 mil reais conforme projeto substitutivo aprovado também. O que gerou estranheza na verdade, foi o comportamento de vereadores considerados – até então – oposição, que não discutiram nenhum projeto e aprovaram todos, apesar de orientações partidárias.
Como divulgado ontem pelo in Foco, também foi aprovada a extinção de 144 cargos, que segundo o governo não estão ocupados no quadro de pessoal, o que deve representar cerca de R$ 4,3 milhões de reais em economia.
Entretanto, com a criação de novas secretarias e outros cargos, os custos podem chegar a este montante avaliam alguns edis. Em contrapartida, foi aprovada também a criação de 18 cargos de assessores de Planejamento e Gestão, 8 de assessores em gestão de gabinete e um de chefe de planejamento e gestão de políticas públicas – todos com exigência apenas de ensino médio e salários com referências 12 e 14. Também foi criada a FG (Função Gratificada) para 8 chefes de departamentos.
As atuais secretarias:
- Governo
- Assistência Social;
- Comunicação;
- Mulher;
- Transportes e serviços;
- Meio-Ambiente;
- Turismo;
- Esporte e Lazer;
- Habitação;
- Relações institucionais;
- Divisão de serviços (Gilberto Saito – secretário adjunto)
- Educação;
- Saúde;
- Fazenda;
- Cultura;
- Assuntos Jurídicos.
- Planejamento e obras
Também foi aprovado a nova denominação da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e da Secretaria da Mulher e, respectivamente a denominação dos cargos de Secretários Municipais.
Veja as secretarias aprovadas nesta quarta (29):
- Segurança Pública;
- Relações Públicas;
- Inovação e Tecnologia;
- Gestão Pública;
- Fiscalização de Posturas Municipais;
- Chefia de Gabinete do Executivo;
- Proteção e Bem Estar Animal;
- Juventude;
- Direitos da Pessoa com Deficiência (que já existia);
- Inclusão e Transtorno do Espectro Autista;
- Transporte e Mobilidade Urbana (foi desmembrada).