
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Avaré promoveu reunião ordinária para deliberar sobre diversos temas, incluindo diversas denúncias que infringem os direitos das pessoas com deficiências.
As informações foram passadas pelo atuante presidente CMDPcD de Avaré, Wilson dos Santos Valério, que já havia oficiado diversas secretarias municipais para obter informações detalhadas sobre projetos, programas e ações que cada pasta está desenvolvendo em prol dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiência no município.
Na reunião realizada dia 8 deste mês, os conselheiros decidiram enviar ao Ministério Público, por exemplo, a falta de acessibilidade no terminal rodoviário de Avaré. A Secretaria de Mobilidade Urbana e o Demutran também estão sendo questionados sobre vagas de estacionamento de PcD irregulares na cidade e também sobre a retirada dos sinais sonoros dos semáforos, utilizados por deficientes visuais.
“Será encaminhado ofício a Secretaria de Mobilidade Urbana e transporte e a WEST SIDE o caso do usuário Alexandre Medeiros”, diz o presidente do CMDPcD, referindo-se ao caso do cadeirante que trabalha como catador e depende do transporte público; ele denunciou ao in Foco a falta de acessibilidade dos ônibus já ano passado, o que foi tema de matéria.
A pasta da Saúde também está sendo questionada sobre a falta de atendimento prioritário na Farmácia de Alto Custo. “Também encaminhamos a Câmara Municipal projeto de lei existente em Itapeva mas com algumas alterações feitas por este conselho , o projeto #pracegover # paratodos verem
“Foi encaminhado ao gabinete do Executivo um representante do TEA no conselho assim como já existem representantes de outras deficiências e durante o decorrer da gestão serão oficializadas instituições , públicas , municipais, estaduais e federais , conforme atribuições referidas na lei de criação desse conselho , atribuições entre elas de zelar pelo direitos das pessoas com deficiência”, explica Valério.
Para propagar o trabalho do conselho, foi criado um email para recebimento de denúncias (cmdpd.avare@gmail.com) e determinada a criação de um perfil no Instagram para divulgação e informações do CMDPcD (cmdpd.avare)
Para mais informações, o CMDPcD disponibiliza os seguintes contatos:
E-mail: cmdpd@avare.sp.gov.br
E-mail: cmdpd.avare@gmail.com
Telefone: (14) 3732-8844
