Segundo boletim semanal emitido pela Secretaria Municipal da Saúde , Avaré registrava até o dia 2 de junho,19.895 casos de coronavírus. O balanço anterior, emitido dia 26 de maio, apontava 19.369 casos, o que mostra que o coronavírus continua avançando no município, com registro de 526 novos casos em uma semana.

Infelizmente os boletins passaram a ser semanais , o que dificulta o trabalho de divulgação em relação à pandemia. Contudo, em 5 de maio, ou seja um mês atrás, a cidade contabilizava 18.124 casos. Portanto, foram 1.681 novos casos em 30 dias.

Apesar de outras cidades vizinhas terem reativado os chamados ‘gripários’ ou ‘covidários’, em Avaré isso não ocorreu, embora haja reclamações de usuários que utilizam as redes sociais para denunciar o atendimento ‘unificado’. O Pronto Socorro municipal seria, na opinião de muitos munícipes, um dos principais locais de contágio já que não há mais o covidário e pessoas com suspeita de covid são atendidas no mesmo ambiente que pacientes com outros problemas de saúde.

Apesar dos questionamentos do in Foco em relação a necessidade de reabrir o covidário há mais de duas semanas, o secretário de Saúde do município, Roslindo Machado, não retornou até o momento.

Em audiência pública da saúde realizada semana passada, ele limitou-se a dizer que “no momento não vê a necessidade de estar centralizando novamente”. Entretanto, desde o dia 17 de maio o prefeito Jô Silvestre determinou a volta da obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados.

Outro agravante para a situação local é que a cidade não possui mais leitos de enfermaria ou UTI covid, já que todos foram fechados pelo governo do Estado e todo paciente que precise de internação é encaminhado ao hospital de campanha em Botucatu.

Veja abaixo os dados completos do período de 27 de maio a 02 de junho de 2022:

19.895 casos confirmados:

  • 305 óbitos
  •  18.605 curados
  •  501 em isolamento domiciliar;

 

51.881 resultados negativos.