Avaré recebeu equipamentos de última geração que prometem revolucionar o atendimento em acidentes com vítimas presas às ferragens. Os equipamentos, segundo nota da Comunicação foram adquiridos com emenda do deputado estadual Major Mecca (PL).

Durante visita ao Paço Municipal na quinta-feira, 10, o deputado conheceu de perto os aparelhos adquiridos com recursos de Emenda Parlamentar destinada por ele. O investimento de R$ 209 mil resultou na compra de um desencarcerador e um extensor, ambos elétricos — considerados os mais modernos do mercado.

De acordo com o comandante da Estação de Bombeiros de Avaré, Fábio Lyrio, a inovação representa um avanço significativo. “Por serem elétricos, os equipamentos eliminam a limitação de movimentos causada pelos cabos, comuns nos modelos hidráulicos. É um ganho enorme em agilidade e eficiência”, afirmou.

O desencarcerador, semelhante a um alicate giratório, é utilizado para cortar ferragens. Já o extensor serve para mover colunas rígidas que estejam sobre as vítimas ou bloqueando a remoção. A força desses equipamentos é capaz de atuar até mesmo em acidentes envolvendo veículos pesados, como caminhões.

Vale lembrar que a Estação de Bombeiros de Avaré já contava com equipamentos hidráulicos para veículos menores, mas a chegada dos novos aparelhos traz mais segurança, precisão e facilidade no salvamento de vidas.