Dez dias após o temporal que atingiu Avaré e região, a CPFL Santa Cruz informou somente hoje (13) que o abastecimento de energia foi totalmente normalizado e que investiu cerca de 4 milhões de reais em infraestrutura na rede.
Questionada pelo in Foco, sobre os estragos provocados pelo temporal, a assessoria de Comunicação informou que a tempestade causou severos impactos sobre trechos da rede elétrica em diversas cidades, inclusive na região de Avaré.
“Com ventos acima de 151 km/h, velocidade equivalente à de um furacão, segundo o Inmet, a tempestade provocou quedas de árvores de grande porte, destelhamentos, deslizamentos e alagamentos. Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado, inclusive com reforço de outras cidades da área de concessão, e atuou ininterruptamente até regularizar o fornecimento de energia para todos os seus clientes”, diz a nota.
A companhia esclareceu ainda que, “apesar de as redes serem projetadas para suportar condições normais de operação, incluindo chuvas, alguns eventos atípicos, como tempestades, com quedas de árvores e objetos lançados pelos ventos de forte intensidade, podem exceder a resistência de cabos e equipamentos, afetando o fornecimento e comprometendo trechos da rede de distribuição”.
A nota finaliza, enfatizando que a distribuidora investiu especificamente em Avaré aproximadamente R$ 4 milhões, apenas no primeiro semestre de 2023, em obras e iniciativas de expansão, modernização, manutenção do sistema elétrico e atendimento ao cliente.
Contudo, a companhia não informou se há um plano de contingência para situações semelhantes ao do dia 3 de novembro, que possam ocorrer novamente.