No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data traz consigo a importância da prevenção, do tratamento e, mais importante, da realização do exame que pode salvar a vida de vários homens.
Embora ainda seja um tabu para muitos homens, a prevenção do câncer de próstata tem grande importância e vantagens, isso porque o diagnóstico do tumor, quando feito precocemente, garante maiores chances de cura.
O câncer de próstata é uma das doenças que mais afetam a população masculina, e representa 29,2% dos tumores diagnosticados na população. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, diariamente 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e 3 milhões convivem com a doença.
SINTOMAS
O câncer de próstata, em sua fase inicial, pode não apresentar sintomas, mas quando apresenta, os mais comuns são:
- Dificuldade de urinar (demora em começar e terminar)
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes ao dia
- Sangue na urina
Apesar disso, esses sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas, como a hiperplasia benigna da próstata ou a prostatite.
De qualquer forma, a recomendação é para que, ao aparecerem esses sintomas, o homem busque atendimento médico e inicie a realização de exames preventivos.
QUAIS SÃO OS EXAMES QUE DETECTAM O CÂNCER DE PRÓSTATA
Atualmente, existem dois exames que detectam o câncer de próstata.
- Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata;
- Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
A confirmação do câncer de próstata, de fato, só poderá ser feita a partir de uma biópsia. Nesse exame, são retirados pedaços muito pequenos da próstata para que sejam analisados no laboratório.
A biópsia é indicada apenas nos casos em que alterações nos exames de toque e PSA sejam detectadas.
PREVENÇÃO
A questão da prevenção é algo bastante discutido entre alguns especialistas. Alguns afirmam que o exame preventivo deve ser feito por todos os homens, com sintomas ou não; outros alegam que homens sem sintomas não precisam.
O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomendam que exames de rastreamento do câncer de próstata sejam realizados em pacientes sem sinais ou sintomas da doença.
Alguns homens, enquadrados no grupo de fatores de risco devem, sim, realizar o exame de rastreamento do câncer de próstata.
Veja quais são os fatores risco para o câncer de próstata
Idade: o risco aumenta com o passar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
Histórico familiar: os homens com histórico de câncer de próstata na família (avô, pai ou irmão) antes dos 60 anos, devem fazer o exame preventivo para câncer de próstata.
Sobrepeso ou obesidade: segundo estudos, homens com o peso corporal mais elevado apresentam maiores riscos de desenvolverem câncer de próstata.
(Fonte JC Online)