A diretora técnica do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo, Maria Cristina Megid, deu entrevista exclusiva ao in Foco falando sobre a parceria que o governo fez com a Vigilância Sanitária do município para intensificar as fiscalizações.
Essa parceria foi firmada ano passado e visa incentivar ainda mais agentes da fiscalização a atuarem no sentido de cumprir os decretos em vigor. Segundo ela, a parceria consiste numa ajuda de custo como hora extra para os agentes que trabalharem aos finais de semana e feriados. “É um estímulo para que houvesse maior adesão”, frisou a diretora. O pagamento é por período, fora do horário normal de trabalho.
Ela elogiou a atuação de Avaré e da Força-tarefa formada recentemente com finalidade de coibir definitivamente as aglomerações e festas clandestinas, consideradas grandes focos de contaminação e também ressaltou a importância do apoio da Polícia Militar.
De acordo com a diretora da VISA municipal Viviane Hata, há atualmente 6 agentes fiscalizando através desta parceria com o Estado. O CVS já atendeu mais de 125 mil denúncias desde o início da pandemia.
Telefones e reclamações
Apesar da parceria e da intensificação das fiscalizações, há ainda muitas reclamações em relação a telefones para denúncias; inúmeras pessoas relatam a dificuldade em serem atendidas principalmente nos telefones locais disponibilizados.
A diretora do CVS disse que o município tem que disponibilizar um telefone para denúncias considerando que o 0800 criado atende a todo Estado ( 0800-771-3541).
Em Avaré, os telefones disponibilizados – (14) 98204.1249 e (14) 3732.7144 – muitas vezes não atendem ou funcionam no máximo até às 2hs da madrugada. A reportagem do in Foco questionou a diretora da VISA local sobre isso na sexta-feira, dia 2, mas até o momento ela não respondeu.
“Apesar do cansaço do isolamento, não podemos negar o perigo da doença. A colaboração da população é fundamental; ela é parte da solução em relação a pandemia”, reforçou Megid.