![O secretário César Agusto durante reunião na Secretaria Municipal de Educação (1)](https://jornalinfoco.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-secretario-Cesar-Agusto-durante-reuniao-na-Secretaria-Municipal-de-Educacao-1-696x492.jpg)
Como já divulgado pelo governo no início do ano, a prefeitura de Avaré assinou dia 24 de janeiro contrato com a empresa Solida Nutrição Ltda para terceirizar a merenda escolar objetivando a qualidade dos alimentos servidos aos alunos da rede pública, que vinham sofrendo com o descaso do governo anterior, denunciado por inúmeras mães.
Segundo o contrato, cada refeição deve contar com arroz, feijão, verdura, legumes e carne e a empresa será responsável pela merenda nos próximos 90 dias.
Com valor de R$ 5.898.526,00 e dispensa de licitação, o contrato inclui além da elaboração, confecção, transporte e entrega da alimentação. Desta forma, a empresa seria responsável pelo preparo e consequentemente contratação de equipe. Porém, segundo alguns servidores da área, merendeiras concursadas estariam fazendo a comida, embora este serviço esteja incluso na contratação da empresa.
Procurado pelo in Foco, o secretário da Educação, César Augusto de Oliveira, confirmou a informação, explicando que isso ocorre pelo “déficit de merendeiras”.
“Quando o Secretário assumiu, encontrou um déficit aproximado de 60 a 85 merendeiras, sendo que tem unidades que precisam de um pouco mais e outras um pouco menos. A prefeitura tem 93 merendeiras ativas, lotadas nas creches e em algumas unidades do município. As contratadas que a empresa disponibilizou, estão nas escolas do estado. O valor do contrato emergencial da merenda inclui a necessidade de compor o quadro contando com esse déficit de 60 a 85. A nutricionista chefe, que é a nutricionista da prefeitura, juntamente com as nutricionistas da empresa, identificaram a necessidade de cada unidade escolar e a empresa repõe o pessoal conforme as necessidades. Todas as escolas estão sendo bem atendidas, não havendo assim, mais nenhum problema de falta de merendeiras em nenhuma unidade escolar da cidade”, diz a nota da Secom (secretaria de Comunicação).
De acordo com dados da Educação local, em 2025 foram matriculados 8.400 alunos na rede municipal de ensino, sendo, 3.304 na Educação Infantil, 4.726 no Ensino Fundamental I, 215 no EJA (fundamental) e 155 na Educação Especial.
Devido a um convênio entre prefeitura e estado através do PNAE, alunos da Rede Estadual, totalizam 6.297 alunos, sendo 3.592 no Ensino Fundamental II integral, 2.254, no Ensino Médio Integral, 232 na ETEC Integral e 219 na ETEC regular. A cidade tem atualmente 52 unidades escolares municipais