Durante o período eleitoral, muito se fala sobre a importância do voto e o poder que ele tem de melhorar a realidade de um bairro, de uma cidade ou mesmo de um país inteiro. Afinal de contas, cada voto importa, e os conselhos mais ouvidos pelo eleitorado remetem, quase sempre, à escolha entre as candidatas e os candidatos apresentados.

Nas Eleições 2024, a eleitora e o eleitor serão responsáveis por eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Entre tantas opções, quais critérios utilizar na hora de escolher para onde vai o voto? Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a tomar essa decisão.

 

Pesquise os históricos profissional e político das candidatas e dos candidatos 

Obtenha informações sobre as pessoas postulantes aos cargos em disputa. Busque saber sobre a carreira, a atuação profissional, o histórico de vida e a conduta perante a sociedade e a Justiça. Verifique se os pretendentes às vagas já ocuparam cargos políticos antes e como desempenharam as funções anteriormente, ou seja, quais foram suas realizações.

 

Selecione fontes de informação confiáveis

Ao fazer pesquisas sobre as candidatas e os candidatos, dê preferência para fontes oficiais e meios de comunicação confiáveis. Não deixe de consultar também os sites da Justiça Eleitoral, como a página de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DivulgaCandContas, e os portais de notícias do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs).

Além disso, tome cuidado com as notícias falsas que podem surgir. Na dúvida sobre algo que pode ter sido falado sobre o processo eleitoral durante as campanhas, veja também a página Fato ou Boato, criada para enfrentar a desinformação relacionada às eleições brasileiras.

 

Verifique o que as candidatas e os candidatos propõem e busque afinidade de pensamento

Identifique quais valores você julga mais importantes e quais princípios deseja que seus representantes defendam. Também é relevante refletir sobre o que você quer que seja colocado em prática. Conhecer as propostas apresentadas pelos aspirantes aos cargos pode orientar essa etapa. Os planos de governo estão disponíveis na página de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE.

 

Entenda as atribuições de cada cargo

Para saber se as promessas da candidata ou do candidato que apoia são válidas, é preciso conhecer as funções de prefeito, vice-prefeito e vereador. Dessa forma, é possível perceber se o que está sendo proposto é, de fato, exequível.

 

Acompanhe a arrecadação e os gastos de campanha das candidaturas

Observe como as candidatas, os candidatos e as legendas utilizam o Fundo Partidário e o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral). Verifique quais são os critérios utilizados pelos partidos políticos para a distribuição desses recursos públicos e se buscam cumprir o que dizem as normas eleitorais quanto ao repasse para candidaturas de mulheres e de pessoas negras. Também não deixe de conferir se os limites de gastos estão sendo respeitados.

O DivulgaCandContas também disponibiliza essas informações, além de consultas relacionadas a doadores e fornecedores, dívidas de campanha e comparativos entre candidaturas.

 

Fique atento às propagandas eleitorais

Não perca a oportunidade de conferir as propagandas eleitorais veiculadas no rádio, na televisão, na internet, além do horário eleitoral gratuito e dos debates, bem como as campanhas eleitorais nas ruas.

Importante: se o candidato está tentando a reeleição, verifique o que ele fez nestes quatro anos , de forma significativa.

Avaré tem 161 candidatos disputando as 13 cadeiras do Legislativo – cerca de 12 candidatos por vaga. Apenas 4 candidatos foram considerados inaptos – Beatriz Bento (MDB), Bruna Silvestre (Republicanos), Paulo Proença (PSD) e Vanessa Squitino (PRD) – dos quais os três primeiros renunciaram as candidaturas, embora a vice prefeita (Bruna) tenha tido o registro indeferido pela justiça.

Veja aqui a lista de todos os candidatos.