Nesta segunda-feira, dia 30, uma pesquisa divulgada pelo Jornal Sudoeste, conhecido pelo slogan – o jornal que dá o que falar – apontou que o candidato Denilson Ziroldo, do PSD, estaria à frente com 33,89% das intenções de votos. Feita nos dias 21 e 22 de setembro e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04616/2024, a pesquisa foi feita com 400 pessoas.
O candidato do Podemos, Marcelo Ortega, estaria em segundo com 24,17%; depois viria Elisandra Silvestre (PSB) com 17,50%; Roberto Araújo (PL) com 17,22% e Silvano Porto (PT) com 7,22%
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos, indicando aqueles em quem os eleitores não votariam: Elisandra Silvestre (PSB) – 24%; Roberto Araújo (PL) – 18%; Silvano Porto (PT) – 16%; Marcelo Ortega (PODE) – 15%; Denilson Ziroldo (PSD) – 12%; 15% não souberam ou responderam às questões.
A metodologia adotada foi de pesquisa quantitativa com um questionário estruturado, utilizando abordagem individual e aleatória. O plano amostral considerou variáveis como sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados. Com um nível de confiança de 95%, a pesquisa apresenta uma margem de erro de 4,89 pontos percentuais para mais ou para menos, abrangendo o município de Avaré. A estatística responsável foi Aldine Andrea Oliveira de Souza Cabral.
Contudo, mais duas pesquisas devem ser divulgadas nos próximos dias. Amanhã, dia 1º, deve ser veiculada uma pesquisa encomendada pela Vertente Comunicação (Jornal A Comarca) e realizada pela AGM Soluções ( registro 00366/2024) e estatístico responsável Édipo Menezes da Silva.
Na quarta, dia 2, está marcada a divulgada de uma pesquisa encomendada pela campanha do candidato Roberto de Araújo (PL); a pesquisa foi feita pela WJ Mendes Pesquisas (Alvorada) com Liniane Gazola como estatística responsável. A pesquisa usa dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha Eleitoral.
Chama a atenção, o custo das pesquisas; as duas que serão divulgadas ainda, custaram 12 mil reais cada uma; já a pesquisa feita pelo Sudoeste custou apenas 2 mil reais, uma diferença de 10 mil reais. Os resultados das próximas pesquisas ainda não foram divulgados oficialmente.
Veja as pesquisas clicando aqui.