
Apesar da queda de popularidade e de ter sido alvo de recentes protestos por parte da população pedindo sua exoneração, o secretário de Saúde Roslindo Machado recebeu na noite de sexta, 25, o título de Cidadão Avareense em sessão solene no legislativo local.
Além de familiares do condecorado, estiveram presentes, o prefeito Roberto Araujo, que foi autor da iniciativa em 2023, o provedor da Santa Casa, Miguel Chibani, a procuradora-geral do município, a advogada Ana Cláudia Curiati Vilen, o chanceler da Uneduvale, Cláudio Salomão e Pedro Paulo Botafogo, representante da UniFSP, dentre outros secretários do governo.
O filho do homenageado, o vereador Everton Eduardo Machado (PL), conduziu o pai até a Mesa dos Trabalhos e em discurso, criticou as “perseguições” que vem sofrendo, acusando a “oposição” e um “jornaleco” que só critica, mas infelizmente sem citar nomes. “Estamos firmes (…) daqui 4 anos Roberto Araujo vai ser prefeito e o secretário de saúde vai continuar (…) tentam tirar nossos méritos, mas somos protegidos por Deus”, alardeou o filho do secretário que hoje, como vereador, tem usado a tribuna para defender o pai.
O representante da UniFSP, Pedro Botafogo parabenizou o secretário pela honraria e o presidente da Uneduvale, Claudio Salomão, lamentou a “deselegância” de vereadores que não estavam presentes. Edis da oposição – Adalgisa Ward, Luiz Claudio Costa, Bel Dadário, Leo Ripoli e Magno Greguer, que representam Podemos e Republicanos – não compareceram, assim como outros dois homenageados. Mas os motivos não ficaram claros. Salomão chamou isso de “vergonha” e disse que o titulo é um “reconhecimento merecido”, apesar do homenageado – segundo o chanceler – ouvir “um monte de desaforos e ofensas geralmente injustas”.
O provedor da Santa Casa, Miguel Chibani, elogiou a “coragem e dedicação” de Roslindo, enfatizando que “ninguém fala do que é feito”, numa alusão às constantes críticas que o homenageado recebe.
Roberto Araujo elogiou e enalteceu os secretários presentes e disse que Roslindo merece a honraria e “se doa” por Avaré. O presidente do legislativo, cabo Samuel Paes, chegou a dizer que as críticas são disseminação de “fakes News” e que as “autoridades são escolhidas por Deus”; assim, quando há críticas, a “escolha divina” estaria sendo questionada na visão dele.
Roslindo Machado afirmou em seu discurso de agradecimento que está sendo perseguido e tem levado à justiça alguns casos, classificando o momento como “fase de picuinhas e inveja”.
BIOGRAFIA
O legislativo enviou a biografia do homenageado.
Nascido em Rio Negro/PR no dia 01 de fevereiro de 1.957, ROSLINDO WILSON MACHADO é filho de Oscar Martinho Machado e Relindes Maria Machado, tem 05 (cinco) irmãos.
ROSLINDO WILSON MACHADO é casado com Valquíria Terezinha Machado e tem quatro filhos: Everton (farmacêutico e atual vereador), Andressa (médica dermatologista), Priscila (médica radiologista) e Adriana (médica reumatologista) e cinco netos: Lucas, Gabriela, Nicole, Davi e Pedro.
Formado em Medicina pela Fundação Universidade do Rio Grande, no ano de 1.981, tendo atuado como médico nas cidades de Apiaí, Itaí, Arandu e Avaré.
Foi Vereador por 02 (duas) legislaturas na cidade de Itaí, Secretário Municipal da Saúde durante 21 anos, sendo 14 (quatorze) anos na Estância Turística de Avaré e 07 (sete) anos em Arandu. E falando ainda na cidade de Arandu, foi o Dr. Roslindo que fez o primeiro parto na vizinha cidade, como médico, e ao longo da sua carreira foram mais de cinco mil partos realizados, todos de graça.
Como Secretário Municipal da Saúde em Avaré, Doutor Roslindo realizou importantes conquistas para o nosso município, dentre elas:
* Implantação do CEO II — Centro de Especialidades Odontológicas, e da Unidade Móvel Odontológica, realizando os atendimentos da população residente nos bairros periféricos longe das UBSs – Unidades Básicas da Saúde, PSF*s -Programas Saúde da Família e Zona Rural.
* Implantação da Farmácia Popular do Brasil, através da realização de Convênio firmado com a Fundação Osvaldo Cruz — Fiocruz, com o objetivo de dar acesso à população aos medicamentos básicos e essenciais.
* Inauguração do PSF IV no Bairro Jardim Brasil, PSF V no Bairro Plimec e UBS no Bairro Bonsucesso, iniciou também a construção do novo prédio para a implantação da UBS no Bairro Vera Cruz, além do projeto de construção de um PSF no Bairro Santa Elizabeth e projeto para construção de uma UBS no Distrito de Barra Grande.
* Inauguração do Pronto Socorro Municipal no ano de 1.997 e do novo prédio no ano de 2.019.
* No ano de 2007, iniciou tratativas com equipe da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo para verificar a possibilidade da instalação do AME — Ambulatório Médico de Especialidades em Avaré, tornando-se realidade no ano de 2022.
* Projeto para implantação da Oficina de Saúde Mental, Serviço de Oftalmologia Especializada Municipal, Sala de Audiometria e Impedanciometriano PAS do Bairro Bonsucesso e Teste da Orelhinha na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Avaré.
* Aquisição de Aparelho de Ultrassonografia, Raio X e Ecocardiograma no Pronto Socorro Municipal.
* Implantação de duas Residências Terapêuticas, Farmácia Municipal 24 horas e do CIAS — Centro Integrado da Atenção à Saúde, onde encontra-se instalados os serviços de Centro de Reabilitação, CAISMA e CAPS.
* Ampliação dos leitos de UTI, parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Santa Casa de Misericórdia de Avaré.
* Implantação dos atendimentos no Serviço de Hemodinâmica e Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Avaré através da parceria da Secretaria Municipal da Saúde e a referida entidade.
* Renovação da Frota Municipal da Saúde nos anos 2018, 2019 e 2022