Vários munícipes tem alertado para problemas na iluminação de LED que foi instalada dias antes do ex-prefeito Jo Silvestre deixar o governo, no final de dezembro; várias lâmpadas deixaram de funcionar. Um dos trechos registrados por leitores na foto acima é na Paraíba em frente a empresa Coopermed.

A empresa responsável pela instalação é a Avaré Smart City SPE Ltda, cujo contrato (assinado em novembro do ano passado) foi de 106 milhões de reais com vigência até novembro de 2039, conforme Portal da Transparência.

Segundo a prefeitura, serão implantados 16 mil dispositivos do modelo que tem maior durabilidade, desempenho e economia, sendo 4.408 luminárias de LED de 100 W, 1.664 luminárias de 150 W nas avenidas e 645 luminárias em praças.

Além da substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio, serão instalados 800 novos pontos de LED na iluminação pública.

As luminárias já foram instaladas na Praça do Criador em frente ao Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel”, no Largo São Cruz, Largo São João, em ruas do centro da cidade, Praça “Ruy Barbosa” e outros locais públicos.

O sistema de eficiência energética acordado entre o município e a empresa Consórcio Avaré Smart City prevê ainda a instalação de usinas solares.

Serão instaladas 9.500 placas coletoras em uma área superior a 60 mil metros quadrados, o equivalente a seis campos de futebol.

As futuras usinas terão capacidade para produzir mais de 8 milhões de kWh/ano, o suficiente para atender mais de 4 mil casas populares.

A prefeitura ainda não se manifestou sobre o conserto da iluminação.