Diversas escolas de Avaré e região foram premiadas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e que é a maior competição científica do país. A competição tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos na disciplina.
Os municipios fazem parte da jurisdição da Diretoria de Ensino (DE) e a premiação foi realizada dia 8 de outubro no anfiteatro da escola Coronel João Cruz. Entre as escolas avareenses com nove alunos premiados na categoria bronze, estão o Instituto Federal, Maria Izabel Cruz Pimentel, Paulo Araujo Novaes e Benê Andrade, segundo Everaldo Aparecido de Godoi, da DE.
Itai, Taquarituba, Cerqueira Cesar, Águas de Santa Bárbara são as cidades com mais alunos premiados – inclusive as duas primeiras, com o ouro.
A 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) bateu recordes no número de escolas e municípios participantes:
55,3 mil escolas públicas e privadas
5.563 municípios, alcançando 99,87% dos municípios brasileiros
Mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
A premiação da 18ª edição da OBMEP contemplou:
500 medalhas de ouro
1.500 medalhas de prata
4.500 medalhas de bronze
6.500 bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq
51 mil menções honrosas
Os medalhistas nacionais foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).
Olimpíada de Matemática é uma competição acadêmica que tem como objetivo estimular o interesse pela Matemática, promover o desenvolvimento dessa disciplina e identificar talentos na área. Geralmente, é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e até universitário, dependendo da competição.
Essas olimpíadas são compostas por uma série de provas ou desafios matemáticos, que vão desde problemas mais simples até questões complexas que exigem habilidades de raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas e conhecimento matemático avançado. Elas ocorrem em diferentes níveis, desde competições locais até as de abrangência nacional e internacional. Além de estimular o estudo da Matemática, essas olimpíadas proporcionam aos participantes a oportunidade de se destacarem academicamente, ganharem reconhecimento e, em alguns casos, acesso a programas especiais de estudo ou bolsas de estudo em instituições de ensino superior.
Veja a lista de premiações