Referência para a história e a literatura avareense, a escritora Flora Bocci comemorou seus 87 anos no último domingo (19) em São Paulo, com o lançamento de mais uma obra: “História de Avaré” em versão digital.
Um dos momentos mais emocionantes da festa foi o show dos Trovadores Urbanos, que fizeram uma serenata para a memorialista.
“Foi emocionante cantar no último domingo para Flora Bocchi, 87 anos, para uma plateia amorosíssima e muito envolvida. No final da serenata, a parodia dizia: “mais uma serenata que termina, nesse dia muito mais que especial, se foi bom prá vocês, ninguém imagina, que prá nós foi sensacional!!!” E essa foi a nossa sensação. Muito emocionante fazer serenata”, escreveram os Trovadores em suas redes sociais.
Flora foi casada com o advogado e também historiador avareense Paschoal Bocci, com o qual teve quatro filhos. Dele herdou vasto acervo histórico, transformando-o em livros que retratam as origens da história de Avaré e dos avareenses e dos municípios vizinhos. O Memorial de Avaré leva o nome do falecido marido, Memorial Paschoal Bocci, uma homenagem do município para quem tanto lutou para preservar sua história.
Flora Bocci foi professora e secretária do prefeito de São Paulo durante as gestões dos prefeitos Antônio Salim Curiati, Mário Covas, Jânio Quadros e Marta Suplicy.
Foi a fundadora (1991) da Associação dos Amigos de Avaré Paschoal Bocci, com sede em São Paulo, sociedade esta que congrega os avareenses e simpatizantes, a maioria residente na capital, para troca de informações, intercâmbios culturais e projetar o nome e a história de Avaré e do Brasil e membro fundadora do Instituto Histórico e Geográfico de Avaré (IHGA).
Foi designada pela prefeitura de Avaré, como membro permanente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Município de Avaré. Recebeu da Câmara Municipal de Avaré a comenda de Cidadã Benemérita de Avaré.
(fotos Tovadores Urbanos)