Alunos da PEI Professor José Leite Pinheiro de Cerqueira César participaram ontem de um encontro diferente, no qual se tornaram entrevistadores. Inusitadamente, a entrevistada foi a jornalista Cida Koch, do in Foco, a convite da professora de Língua Portuguesa Kelly Regina Antunes Alves.
A entrevista faz parte da grade curricular da apostila Aprender Sempre, em gênero textual. Durante 50 minutos a jornalista respondeu a inúmeras perguntas e conversou com os alunos; dos quais dois são deficientes auditivos – motivo pelo qual o evento contou com a intérprete de libras Thaís Tavares.
Participaram da entrevista cerca de 90 estudantes dos oitavos anos (A, B e C) com o apoio da coordenadora Danielle Cardoso Bustamante Ribeiro, do vice-diretor João Paulo Negrão e do diretor Tiago Jeremias Moreira.
Na instituição escolar há uma grande preocupação com o futuro dos alunos. Em entrevista ao in Foco, a professora Kelly Regina, confirmou que todos tentam se dedicar a fazer um trabalho diferenciado. “Quero ir além na vida deles, tanto na aprendizagem quanto nas questões de caráter, persistência, de forma a ter jovens bem preparados para o futuro. Tento fazer a diferença não só no conteúdo, buscando trabalhar o futuro com eles, já que esse futuro são eles”, pontuou falando ainda dos desafios dos profissionais e das escolas de proporcionar a qualidade no ensino. Apaixonada pela educação, Kelly veio de família humilde e começou a trabalhar aos 14 anos como babá, profissão que a ajudou a integrar a escola Rudolf Lanz (Pedagogia Waldorf) em Avaré. Hoje ela comemora a conclusão de duas faculdades e três cursos de pós-graduação.
A própria história da professora e a dedicação de diretores e coordenadores explicam porque os alunos do ensino fundamental tem se sentido motivados principalmente com a mudança para o período integral. A escola tem registrado altas médias no Enem, acima da média brasileira nos últimos anos.
Mais sobre a escola
A escola José Leite Pinheiro Professor oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo Internet, Banda Larga, Refeitório, Quadra Esportiva, Quadra Esportiva Coberta, Laboratório de Ciência, Laboratório de Informática, Sala de Leitura, Pátio Descoberto, Sala do Professor e Alimentação.
A escola foi criada em 02 de Janeiro de 1950, com o nome de Ginásio Estadual, pela lei 607. Foi instalada num prédio da prefeitura, o qual contava com 14 salas, sendo seis salas de aula, uma de ciências, uma de história, uma de geografia, uma do diretor, uma secretaria, uma do professor, uma de trabalhos manuais e uma sala de biométricas.
O nome da escola é uma homenagem a um professor que atingiu a idade de 97 anos, dos quais a maior parte foi dedicada ao magistério. Escola tradicional, ela foi durante muito tempo, a única de Ensino Médio e, recentemente, permanecia como a única escola do Estado.
A escola começou com o nome de Ginásio Estadual de Cerqueira César, depois passou a chamar-se Escola Normal e Ginásio Estadual; chamou-se também Colégio e Escola Normal Estadual “Prof. José Leite Pinheiro”, até que, em 1976 uma resolução mudou o nome da escola para EEPSG.”Prof. José Leite Pinheiro”.