Com mais de 33 anos de existência e centenas de alunos formados, o Centro de Estudos de Línguas (CEL) de Avaré, sediado na escola Coronel João Cruz, homenageou durante um evento realizado na tarde de sábado (4) suas fundadoras, as professoras Marli Gomes e Juliana Rutigliano – homenagem mais que merecida pela história destas ilustres mestras (que já foram matéria no in Foco).
O CEL oferece aulas gratuitas de espanhol, francês, inglês (apenas Ensino Médio), italiano e japonês para alunos matriculados em escolas estaduais a partir do 7º ano do ensino fundamental, ETECs e EJA. Os cursos tem duração de 3 anos, com exceção do de Inglês ( 1 ano) e são ofertados a cada semestre. O aluno pode frequentar até dois cursos gratuitamente.
Centenas de alunos já foram formados; muitos inclusive, hoje são professores. O objetivo além de oferecer gratuitamente a oportunidade de mais conhecimento, é ampliar a visão de mundo dos estudantes.
Num bem humorado e descontraído relato, a professora Marli Gomes falou sobre a criação do CEL, juntamente com a colega Juliana Rutigliano.
A homenagem ocorreu no Jardim Sensorial, obra única inaugurada também no mesmo evento. O jardim, uma inovação implantada pela direção da escola, sob a coordenação de Claudia Simonassi, leva o nome do professor Luciano Guidotti, que também era educador do CEL, com aulas de francês e alemão. Ele faleceu em agosto de 2020. Familiares do homenageado além de colegas também prestigiaram o evento.
A coordenadora do CEL, Cláudia Cardoso organizou o evento que teve ainda apresentações de artes marciais, coral de libras, dança e músicas inglesas, francesas, alemãs e japonesas, além de barracas típicas.