Um dia após o protesto de todas as entidades assistenciais contra a falta de aumento nos repasses por parte da prefeitura, o ex-vereador e candidato a prefeito pelo Podemos, Marcelo Ortega, conseguiu – mesmo sem ter sido eleito – meio milhão de reais através de emendas junto a deputada federal Simone Marquetto, que nem é do mesmo partido dele (é do MDB).

A verba foi dividida entre seis entidades: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Avaré (APAE) recebeu 50 mil reais; a  Associação Espírita Arco Íris, 100 mil; a Creche para Idosos Senhora Santana, também recebeu 100 mil, assim como a Fundação Padre Emílio Immoos e a  Colônia Espírita Fraternidade, além de 50 mil para a Associação Amigo Solidário.

A notícia foi postada por Ortega na manhã desta sexta (24), em Itapetininga, onde ocorreu a assinatura dos recursos.

Enquanto isso, o governo ainda não se manifestou sobre o manifesto das  entidades sobre a falta de aumento de recursos repassados pela prefeitura, cujos valores estão congelados há dois anos e com isso, várias atividades correm o risco de ser suspensas.

A denúncia foi feita ao in Foco nesta quinta (23) pelo presidente do Lar São Vicente de Paula, Leodegar Conforti Cruz. “Todas as entidades de Avaré assinaram convênio ontem (22) com a prefeitura e o prefeito não deu aumento a nenhum; estamos há dois anos sem aumento. Durante esses dois anos subiu tudo; salário dos funcionários, comida – alguma vai ter que fechar”, reiterou Cruz, que transformou a entidade em referência com uma ótima gestão nos últimos anos. “Ia dar um aumento de 5%, mas agora dão deu. A situação está difícil para todos e piorou mais agora, já que só daqui há um ano poderá aumentar. Como vamos fazer?”, questionou o presidente.

A renovação da parceria com as entidades ainda não foi assinada pelo prefeito e garante – em tese -a continuidade da prestação de serviços a mais de mil idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. A denúncia já foi protocolada junto ao Ministério Público. O governo ainda não se manifestou.

Ortega com a deputada Simone Marquetto