Uma tragédia e um gesto de amor; a família de uma menina de 5 anos que morreu dez dias após inalar uma grande quantidade de fumaça num incêndio enquanto dormia, em Ourinhos, autorizou a doação de órgãos dela. O procedimento foi feito neste sábado (4) na Santa Casa da cidade.
O incêndio ocorreu na madrugada do dia 24 de janeiro, mas a pequena Alicia Indeu da Costa morreu na sexta-feira (3), após ficar dez dias internada. Segundo a família, ela teve morte encefálica.
Nas redes sociais, o tio Fernando Galdino publicou um vídeo em que agradece pelas orações e conta que a sobrinha faria 6 anos no dia 10 de junho. O enterro foi no Cemitério Municipal de Ourinhos.
“Mais uma vez, em um ato heroico, os pais autorizaram a doação de órgãos. Ela vai viver em muitos corpos. O coração dela vai viver em uma criança, as córneas vão viver em outro, enfim. Tudo o que for possível aproveitar, será aproveitado. Os órgãos podem ir para qualquer lugar do país”, disse no vídeo.
Incêndio
Alicia dormia sozinha em seu quarto no momento do incêndio, que começou após um curto circuito no ventilador que estava ligado.
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), que atendeu a ocorrência, o pai da menina acordou durante a noite após sentir um forte cheiro de fumaça e correu para o quarto da filha, onde se deparou com o cômodo em chamas e rapidamente retirou a menina do local.
Ainda de acordo com a GCM, o pai da vítima também sofreu algumas queimaduras, enquanto tentava controlar o incêndio. Ao retirar a filha do local, ele a levou até o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ourinhos.
A menina inalou fumaça tóxica e, após atendimento na UPA, foi encaminhada em estado grave até a UTI da Santa Casa de Ourinhos, mas não resistiu aos ferimentos.
(Fonte e foto g1)