A Coordenadoria da Saúde de Fartura juntamente com a Vigilância Sanitária (VISA) e a Vigilância Epidemiológica (V.E.) informaram em nota enviada a imprensa nesta quarta-feira, que no dia 11 de outubro, foi diagnosticado um caso isolado de Raiva Animal Positivo no município. Trata-se de um felino, cuja residência é na área rural.
A Pasta informa que seguiu todas as orientações e protocolos indicados pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE Botucatu), Sub Grupo de Vigilância Epidemiológica (SGVE-Avaré) e Instituto Pasteur de São Paulo, tanto em medidas de prevenção, quanto de profilaxia, na mesma data da identificação deste caso e na semana subsequente.
A VISA municipal informa que a vacinação antirrábica animal vem sendo realizada no município, inclusive na área rural, desde novembro de 2020, conforme o recebimento das vacinas pelo Estado.
O setor esclarece que a Campanha da Vacinação contra raiva foi substituída por Vacinação Antirrábica de Rotina, decisão tomada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e que os moradores que tiverem interesse em imunizar os animais de estimação, devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para agendamento pelo telefone (14)3308-9402.