Uma frente fria deve mudar as temperaturas a partir de quinta-feira (8) em boa parte do estado e também nas cidades na região sudoeste, trazendo a possibilidade de chuvas.

“Na terça-feira (6), a frente fria desloca-se pelo litoral paulista e na quarta-feira (7) chega ao litoral do Rio de Janeiro. Contudo, a condição de instabilidade permanece em ambos os dias (terça e quarta) no estado de São Paulo, com variação da nebulosidade e com áreas de chuvas em pontos isolados, algumas com trovoadas, principalmente na faixa leste e com maior intensidade no litoral”, informou a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do Ipmet (Centro de Meteorologia) da Unesp de Bauru.

Já na quinta (8), o tempo fica estável sem chuvas no estado paulista, exceto na faixa leste do estado que permanece com muita nebulosidade e ocorrências de chuvas fracas e isoladas devido à circulação dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente.

A frente fria é impulsionada por um ciclone extratropical que chegou nesta terça, 6, rompendo o bloqueio atmosférico que está atuando há semanas no Brasil central, trazendo um alívio às áreas muito secas.

Conforme o ciclone se afasta para o oceano e a frente fria ganha força, o estado do Rio Grande do Sul continua sob alerta de temporais, o que se estende também ao centro-sul de Santa Catarina.

A partir de sexta-feira (9), a chuva chega a São Paulo e, no início da próxima semana, ao interior de Minas Gerais.

A previsão para Avaré é de mínimas de 16 graus até quinta; já a partir de sexta, as temperaturas podem despencar e ser de 6 a 4 graus.