O gari Samuel Santos e mais três funcionários da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) receberam nesta quarta-feira (9) uma Moção de Louvor na Câmara Municipal. O reconhecimento foi uma iniciativa do vereador Leniel Borel (PP) pelo resgate de uma recém nascida durante o trabalho de coleta de lixo realizado pela equipe.

“Esse é um gesto de humanidade que ainda faz a gente acreditar no ser humano”, destacou o vereador.

A bebê foi localizada por Samuel na madrugada do dia primeiro de abril. Ele fazia o trabalho de rotina com mais dois garis, Anderson Mendes e Jeferson Guedes, na rua Ouro Preto, entre Quintino e Cascadura, na zona norte do Rio, quando sentiu que tinha algo diferente. No meio do lixo, embaixo de uma caixa , encontrou a menina.

O gari disse à CNN, que primeiro, pensou que tinha encontrado uma boneca, depois viu que era uma recém-nascida e foi difícil segurar a emoção.

“Pensei que era uma ‘bebê reborn’, mas depois eu meti a mão e senti mole demais pra ser uma boneca. Assim que me aproximei, ela fez o primeiro chorinho, deu a primeira balançadinha na perna, ali acabou tudo, a perna balançou, coração acelerou”.

E completou: “Ela tava no meio do lixo, cachorro, rato, animais poderiam ter encontrado ela primeiro que a gente. Graças a Deus, fomos colocados no caminho dela”.

Desde o resgate, a bebê está internada na Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, na zona norte da capital fluminense. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, a menina está bem e segue recebendo acompanhamento médico até ficar pronta para a alta.

A partir daí, o Conselho Tutelar vai tentar localizar a família biológica da menina, ver se existe interesse na guarda. Não havendo, vai ser iniciado o processo de adoção. Samuel vai entrar na fila para adotar a Vitória, como os garis batizaram a criança.

“Pretendo adotar, mas é uma burocracia do caramba. Se Deus quiser, vou conseguir. Mas, se não for pra gente, a família que conseguir que ela seja uma vitória”. E completou: “Ela é uma guerreira, já nasceu lutando, já nasceu ganhando”.

A polícia civil investiga quem deixou a bebê no lixo. Os agentes já solicitaram imagens de câmeras de segurança da região.

fonte CNN